Em 2008 foi realizado Concurso Público Internacional para o projeto do Complexo Aquático dos Jogos Panamericanos de 2010 que serão realizados em Medellin, na Colômbia. O projeto vencedor é de autoria do escritório colombiano Paisajes Emergentes. O complexo se encontra em construção.
O complexo aquático é composto por uma série de programas menores, cada um de forma autônoma e independente em sua solução espacial e técnica. Esses elementos do programa são articulados entre si por meio de uma proposta paisagística baseada em elementos aquáticos.
Os “jardins aquáticos” que envolvem as piscinas “permitem obter uma imagem global de inundação total do lote, mas além desse efeito paisagístico esses ‘espelhos d’água’ recebem como vegetação espécies que minimizam a manutenção e a limpeza”.
As áreas de serviço (sanitários, vestiários e áreas técnicas) estão situadas abaixo dos espelhos d’água e voltadas para pátios que se revelam “como incisões em meio às zonas de inundação”.
______________________________________________________________________________________________
Ficha Técnica
Concurso Público Internacional – 1° lugar
Medellin, Colômbia, 2008
Situação: em construção
Projeto: Paisajes Emergentes – Luis Callejas, Edgar Mazo Sebastian Mejia.
Colaboradores: Juanita Gonzales, Andres Zapata, Sebastian Betancourt, Eliana Beltran, Clara Arango, Adriana Tamayo.
Consultor de paisagismo: Andres Ospina
Cálculo estrutural: Jorge Aristizabal
______________________________________________________________________________________________
Fonte: plataformaarquitectura.cl















O geometria das formas retas contextualizou com o sítio irregular de maneira organizada possibilitando uma leitura de imedito na disposição das piscinas em uma linha contínua que se desenvolve com um tratamento urbanístico bem elaborado e destacado em virtude de outros programas funcionais estarem ocultos.
O investimento do elemento água no projeto consolidou um conceito muito apropriado e relevante, mesmo sendo previsivel, já que a tipologia se trata de um Complexo Aquático.
Bastante primário utilizar a água como elemento principal de um parque aquático, o que não significa ser óbvio. Conceito simples que me parece dar certo. Gostei da implantação e composições, mas tenho a impressão de que os espectadores não foram muito beneficiados nesta proposta. Eu não gostaria de assistir a uma competição sentada na “arquibancada” que aparece na 3a imagem. Imagino que os Jogos Sulamericanos (conforme correção acima), atraiam um público numericamente considerável, que demande espaços mais adequados.
CORREÇÃO!!!
Asinstalações aquaticas que vocês estão vendo, são para os Jogos Sulamericanos, no Panamericanos, para um especialista em arwuitetura, não conhecer eventos foi triste…
Em parte porque existe o peso da arquitetura moderna que não deixa muita gente em paz. Ainda.
Por que não se tem projetos assim nos concursos realizados no Brasil?