imagem do projeto de Bolles+Wilson para o centro de Korça

O Município de Korça, na Albânia, realizou concurso internacional para o projeto de renovação urbana da área central da cidade. Segundo os organizadores do concurso, o Centro de Korça é ocupado por espaços públicos, estacionamentos, áreas residenciais, comerciais e administrativas, além de monumentos e edificações de valor histórico, e tem um grande potencial turístico, residencial e comercial. O objetivo do concurso foi definir a melhor proposta de transformação urbana, melhoria estética, funcionalidade e renovação do centro urbano, tendo em vista o respeito aos valores culturais da cidade.

O projeto vencedor é de autoria do escritório BOLLES+WILSON, da Alemanha. Os demais finalistas foram: 51N4E bvba (Bélgica); Studio Daniel Libeskind (Estados Unidos), JA – Joubert Architecture (Alemanha) e Domus Concept (Portugal).

Os autores do projeto vencedor definem o conceito do projeto como “Urbanismo Cenográfico”, como uma espécie de “coreografia de novos edifícios e espaços públicos, que se baseiam nos elementos existentes e no potencial de uma cidade pequena, porém espacialmente complexa.”

esquema da situação urbana original

Korça 2020, segundo o projeto vencedor.

O conceito central do projeto é definido a partir de 5 zonas, que caracterizam os 197.000m2 da área central: comercial, cultural, núcleo verde, espaços de eventos e a combinação de usos dos “retalhos urbanos” que marcam alguns trechos do centro urbano. Juntas, essas zonas definem uma nova rede de espaços públicos. A catedral, em um dos extremos, se destaca como uma “âncora”  cultural e patrimonial para o desenvolvimento urbano do conjunto. No outro extremo, um centro comercial é inserido como contraponto e pólo de concentração, criando-se entre os dois pólos um boulevard cultural e comercial.

Um dos princípios do projeto foi a redução na largura das vias de veículos e prioridade à circulação de pedestres, combinada à articulação entre os espaços públicos.

____________________________________________________________________

Fonte: bustler.net