Arquitetura – Obra Concluída
Prêmio Ex-Aequo
CASA JURANDA
Arquitetos: Anderson Fabiano Freitas e Juliana de Araújo Antunes
Colaboradores: Acácia Furuya, Bibiana Ferreira e Pedro Mauger
______________________________________________________________________________
Parecer da Comissão Julgadora
“Destaca-se pela ocupação de lote urbano reduzido articulando os ambientes de forma a conformar um espaço ampliado e iluminado, além de se relacionar com o entorno e paisagem.”
______________________________________________________________________________
Memorial Descritivo
Para o projeto de nossa casa em um lote urbano com dimensões de 6 x 24 m², localizado na Rua Juranda, Vila Beatriz, São Paulo, nos vimos forçados a estabelecer alguns critérios para implantação de uma casa com um programa de aproximadamente 150m².
Como o terreno possuía um declive acentuado, o fundo do lote está a menos três metros e meio em relação a calçada, o programa foi distribuído em meios níveis, separados entre si por um vazio de pé direito triplo, onde esta localizada a escada de acesso aos pavimentos. Este vazio organiza os ambientes da casa; estar, sala de jantar e cozinha no térreo, três quartos, dois banheiros, escritório e deck nos pavimentos acima. A casa não possui recuo lateral, consequentemente é iluminada e ventilada pela frente e pelos fundos.
A idéia era fazer uma casa o mais transparente possível, que estabelecesse uma relação direta com as áreas externas. Para que isto se tornasse viável, desenhamos as aberturas, na frente e no fundo, no mesmo eixo, com três metros de vão. Quando abertos, os caixilhos, estes correm pra trás das paredes, unindo sem distinção, os espaços interno e externo.
Procuramos executar a obra da maneira mais econômica possível. De inicio, tentamos evitar ao máximo movimento de terra, que sempre oneram o orçamento de qualquer obra. Para isto, todas as lajes, incluindo as do andar térreo, estão apoiadas na estrutura das paredes laterais da casa. A casa é estruturada em concreto moldado no local com lajes pré-fabricadas em concreto aparente. Todas as alvenarias são de blocos de cerâmica revestidos com argamassa caiada de branco. Optamos por fazer toda a infra-estrutura no nível mais baixo do terreno, aproveitando o desnível natural: reservatório de água, aquecedor e sistema de tratamento de esgoto.
Todos os caixilhos são de cantoneiras de ferro que contém vidro ou madeira (portas e venezianas). A escada tem como resultado as premissas já mencionadas; a transparência e o baixo custo. Desta maneira ela foi executada como uma estrutura mista, ferro e madeira, Duas chapas metálicas com oito milímetros de espessura e dez centímetros de altura que trabalham como vigas laterais solidarizadas pelos degraus de madeira.
Em síntese é um projeto que procura dimensionar o estritamente necessário para as áreas dos quartos e banheiros, para que os espaços de convívio tivessem fossem mais generosos dentro deste exíguo lote, incentivando o convívio coletivo, de preferência com os amigos.
______________________________________________________________________________
Ficha Técnica
PROJETO ARQUITETONICO
Anderson Freitas
Juliana de Araujo Antunes
COLABORADORES
Acácia Furuya
Bibiana Ferreira
Pedro Mauger
PROJETO ESTRUTURAS
Eng. Maria de Lourdes Mesquita
PROJETO INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E HIDRAULICAS
Ramoska & Castellani
PROJETO LUMINOTÉCNICA
Ricardo Heder – reka iluminação
FORNECEDORES
Marcenaria Baraúna
http://www.barauna.com.br
Reka Iluminação
http://www.reka.com.br
Barkett Vidros
FOTOGRAFIA
Pregnolato & Kusuki Estúdio Fotográfico
______________________________________________________________________________

















Olá, foi publicada uma materia na Revista Arquitetura e construção , março de 2010.
abraço
A display of talent and common sense. We admire your work and attitude.
É impressionante como o dinamismo disposto hoje em dia em arquitetos conteporaneos são capazes de driblar a falta de espaços nos dias nossos nas cidades, é mt viavel e até pode e deveria ser seguido de modelo e base para constriuir-se casas em espaços pequenos.O que mais fica curioso e evidente em mim é o preço gasto na obra, queria saber o valor com e sem o acabamentos gastos.
great job!
Belo Projeto ^^. Me lembra o partido da casa Do Dr. Curutchet. parabéns
Boa colocação Maurice. Apesar do belo projeto dessa residência, esse é um questionamento que nós, arquitetos do mundo contemporâneo devemos realizar a nós próprios.
Parabéns pelo aproveitamento do espaço reduzido, típico na cidade de São Paulo. Pergunto a vocês o por que da utilização de materiais convencionais para a construção, quando existem materiais de fácil manuseio e muito mais leves, barateando os custos. Notem bem, não é crítica. É só um questionamento.
“Aparentemente” de baixo custo, mas esse tipo de projeto pode custar muito mais do que nós, utópicos, gostaríamos que custasse.
Gostaria de parabenizar os arquitetos pela sensibilidade na composição como um todo, onde os materiais utilizados são revelados em sua essência proporcionando uma forte lingüagem para a obra.
Projeto muito criativo e desafiador em face das dimensões e da topografia do terreno. Parabéns ao projeto de estruturas!
Realizaram um bom projeto em um lote de dimensoes modestas.
Pelas imagens e textos, conseguiram criar uma residência com proporções harmônicas e agradavel aos sentidos. aparentemente um projeto de baixo custo.
Parabens a todos, principalmente aos arquitetos.
Olá! Parbébs, realmente mto belo projeto!
Gostaria de saber quanto foi gasto com material e mão de obra. E qual a metragem total de área construída