Categoria – Arquitetura e Urbanismo
_________________________________________________________________________
Menção Honrosa – Obra Implantada – Equipamento de Integração Urbanismo + Skate + Cidadania
_________________________________________________________________________
Ficha Técnica
Autores: Omar Dalank e Victor Oliveira Castro
Equipe: Daniel Arnoni, Fellipe Nascimento, Marilu Angela, Marcell Alencar, Marcus Dan, Paulo Uda, Tarcisio Arnoni.
Partido
Com a mesma solicitação de implantação de equipamento, “uma delimitada área para prática de skate”, a proposta foi romper o simples fato de instalar este equipamento em uma área pré-determinada.
A intenção é que esta área seja o início de uma proposta mais ampla, com possibilidades para diversas formas de convivência, seja o praticante, quem utiliza os caminhos como passagem, o pai que inicia o filho ao esporte ou apenas o indivíduo que observa sentado à sombra de uma árvore.
Um desenho que se funde como uma praça, seus obstáculos se originam a partir da topografia e seus caminhos integram-se com a paisagem.
Passagens e caminhos da pista desenvolvem-se em obstáculos e áreas verdes de forma orgânica e harmônica. Interligações sem barreiras físicas nem visuais que possibilitam a interação com quem está apenas de passagem, com o entorno e suas atividades, como se fosse um convite para o descanso.
Conceito
Nos pés o skate e sob este o concreto, interface com a natureza que rodeia e preenche a paisagem. À sombra, o descanso. À memória, a sensação do espírito do skate.
Com ideal urbanístico e amor ao skate, visando a inter-relação entre os espaços da cidade com a comunidade e seu convívio social, nasceu o conceito: espaços que interagem e se confundem com o seu entorno, que proporcionam além da prática do esporte, a troca de ideias e reuniões entre amigos.
O conceito de praça de skate é uma proposta de atribuir outra realidade às pistas geralmente densas, limitadas por vezes isoladas, que pouco têm a contribuir com a paisagem.
Em resumo: skate, natureza, cidade . . . em harmonia.
_________________________________________________________________________
Praça Brasilândia
A praça se define pela ligação de dois níveis distintos, no inferior a rua e no superior o campo de futebol, ao longo do percurso encontramos diversos equipamentos que organizam o espaço e desenham a praça.
_________________________________________________________________________
Praça Vila Nogueira
Construída na extensão de quase toda a praça, a pista funde-se com os caminhos, atravessa o palco e a praça central e integra-se aos equipamentos públicos e à vegetação, em harmonia com o seu entorno. Sem se confundir com os passeios de pedestres, esse complexo que interliga dois extremos e estende a área de equipamentos de recreação da praça adjacente existente, não impõe nenhuma barreira física nem visual.
A idéia da pista é que o skatista sempre crie novas possibilidades de percurso, onde tem que colocar a criatividade individual nos obstáculos que vão aparecendo ao longo do circuito que escolheu.
Tendo em vista a preservação da natureza existente e o estimulo ao seu contato e o sombreamento da pista e dos caminhos, as duas únicas árvores existentes foram preservadas e quatorze novas estão sendo plantadas na extensão de toda praça. A praça também possui vestiários, w.c., bebedouros, palco e uma ponte sobre o rio Guararema que liga a praça a uma rua paralela.
_________________________________________________________________________
Praça Vila Parateí
Projetada em um lote urbano, esta praça está localizada em uma colina mais afastada da cidade.
Valorizando sua condição geográfica, foi implantado no nível mais alto da praça o mirante, de onde é possível contemplar o vale e ao fundo a cidade de Guararema.
_________________________________________________________________________
Agradecemos aos autores pela disponibilização do material para publicação.
isso é o desenvolvimento urbanistico que envolve a sociedade de verdade