Informações publicadas originalmente por bustler.net

O escritório esloveno  OFIS Arhitekti  venceu o concurso fechado para um “dormitório de estudantes em Paris – ‘Route des Petits Ponts’. O programa incluia aspectos como acessibilidade para pessoas com deficiência e demandas relacionadas à sustentabilidade. Os arquitetos decidiram não apenas integrar a edificação em relação ao meio ambiente, como também incorporar a rua e o entorno urbano como parte do projeto.

image

imagem do projeto – fonte: OFIS

Descrição Geral

O projeto inclui dormitórios com 180 ‘studios’ no 19° distrito de Paris.

image

imagem do projeto – fonte: OFIS

“Estima-se que em 2012 o sistema de ‘bondes’ de Paris vai passar em frente ao terreno, e o objetivo seria concluir o projeto até 2011, incluindo a perspectiva do sistema de bondes como parte integrante do projeto. Outro objetivo do projeto é minimizar o consumo energético do edifício, além de oferecer espaços de habitação saudáveis para os estudantes, onde eles pudessem estudar, dormir, se divertir, se alimentar, etc. Para alcançar os objetivos, o foco do projeto era simples: iluminação natural, isolamento térmico, ventlilação, com boa funcionalidade para todas as estações.”

Proposta Urbana, Arquitetônica e Técnica

O terreno, de 11 x 200 metros no sentido norte-sul, destacava a importância da fachada leste, que se volta para uma rua repleta de pequenas pontes (Petit Ponts) e para o caminho do bonde e de ciclovias e caminhos de pedestres.

image

imagem do projeto – fonte: OFIS
 
Studios – sustentabilidade
 
O conjunto inclui 180 studios, incluindo studios acessíveis a pessoas com deficiência no pavimento térreo. Todos os espaços foram projetados tendo em vista a otimização de energia e de espaço. O principal conceito que define o projeto é luz, qualidade do ar e qualidade dos espaços.

image

imagem do projeto – fonte: OFIS
 
Todas as unidades foram pensadas de acordo com a iluminação natural. O projeto procurou oferecer iluminação, conforto e funcionalidade. O ‘layout’ é racional e permite modulação.
 
O isolamento do edifício tem o objetivo de garantir conforto térmico (aumento da inércia térmica) e acústico, sem prejuízo às condições de iluminação natural.
 

A fachada leste é composta por varandas cobertas de bambu, orientadas de forma aleatória a fim de diversificar a vista e o ritmo da fachada. A distribuição dos elementos criou uma superfície dinâmica e permite ao mesmo tempo a quebra de escala do edifício.

image

imagem do projeto – fonte: OFIS
 
O uso do bambu se justifica tanto pela necessidade de escala humana quanto do enfoque ambiental. As telas de bambu servem como proteção contra a insolação direta. O bambu é usado também na fachada oeste, com o objetivo de proteger a circulação do sol e das atividades esportivas que se desenvolvem no parque situado na porção oeste do terreno.

Composição Estrutural

O conjunto é composto por dois blocos. O primeiro tem dimensões de 30x11m e o segundo, 65x11m. A altura total do edifício é de 29.2 metros. A estrutura do edifício será em concreto.

image

imagens do projeto – fonte: OFIS
 

Para maiores informações acessar:  bustler.net .