Dissertação de Mestrado – Université de Montréal

Autor: Lino José Gomes Alves

Título: O arquivamento e a catalogação digital dos projetos “Europan” como situação de análise científica do concurso de idéias de arquitetura (*)

Imagem: página de abertura do europan, na internet – www.europan-europe.com

Ano: 2009

Instituição:
École d’architecture – Faculté de l’aménagement – Université de Montréal

Orientador: Jean-Pierre Chupin

RESUMO

Existem poucas teorias do projeto que oferecem um modelo construído a partir da complexidade e diversidade do projeto de arquitetura. No entanto, certas situações – que reúnem às vezes dezenas de projetos – se apresentam como situações comparativas e experimentais: os concursos de arquitetura, de urbanismo e de paisagismo. O Laboratório de Estudos da Arquitetura Potencial (LEAP) da Universidade de Montreal, depois de ter desenvolvido um sistema de arquivamento e catalogação digital dos concursos canadenses, organizou – com o apoio do grupo de interesse público “Europa de Projetos Arquitetônicos e Urbanos” – a base de dados dos documentos de concursos de idéias Europan. Além das questões de arquivamento digital, observaram-se claramente possibilidades de teorização que se apóiam sobre as lógicas de uma base de dados, em particular sobre a configuração do diagrama de entidades e relações, elemento indispensável à sua tradução em linguagem computacional (programação). Esta pesquisa apresenta uma primeira revisão e atualização desses elementos conceituais e mostra que a base de dados é um verdadeiro modelo teórico do projeto, abrindo-se portanto a novas janelas de pesquisa e conhecimento.

__________________________________________________________________________________________

Acesse aqui a dissertação completa (em francês).

Veja aqui a lista de teses e dissertações catalogadas no portal concursosdeprojeto.org

__________________________________________________________________________________________

(*) Título original em francês: L’archivage numérique des projets « Europan » comme situation d’analyse scientifique du concours d’idées en architecture