9º Prêmio Jovens Arquitetos

Arquitetura – Projeto

Menção Honrosa
CASA PENDURADA
Autores: Fernando Forte, Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes Ferraz
Coordenador: Renata Davi
Arquitetos: Juliana Nohara
Estagiários: Marina Almeida

_______________________________________________________________________________________

Memorial Descritivo

A casa deve ser aberta para o espaço livre do terreno, aberta para as visuais do entorno de vegetação exuberante e amplas perspectivas, aberta a todas as atividades lícitas a serem desenvolvidas nesta casa no interior de São Paulo.

O programa da casa – sala, cozinha, duas suítes, varanda e piscina – foi interpretado de modo a interligar ao máximo os espaços cobertos, descobertos, fechados e abertos, tornando visualmente mais amplos os ambientes.

A organização usual das residências do interior com este programa – uma varanda em volta da casa – foi subvertida. Aqui a casa fica inteira suspensa através de vigas metálicas e cabos de aço em uma única empena de concreto, deixando livre todo o espaço sob os elementos construídos para as atividades de lazer e para a criação de peixes ornamentais.

Os ambientes da casa se distribuem em um único nível. Sala, cozinha, escritório e dormitórios formam os quatro volumes prismáticos principais da composição do objeto. Pendurados, estes elementos com fechamento em vidro formam a volumetria básica da casa e neles se desenvolve a vida da família. Além destes volumes suspensos de aço e vidro, um quinto prisma aparece na composição, no lado oposto da empena de concreto e enterrado no solo, abrigando lavanderia e serviços. Aproveitando o desnível do terreno, as funções menos nobres da casa ficam resguardadas e a cobertura pode ser acessada diretamente através da porção superior do terreno, se transformando em mais um espaço de contemplação da paisagem – elevado e ensolarado.

implantação

Sob a casa o espaço é totalmente livre de colunas e apoios, é fluido, é um espaço puramente de lazer e contemplação da paisagem. Um grande deck, uma piscina e espelhos d’água para abrigar a coleção de peixes dos proprietários ocupam este lugar ora descoberto, ora coberto, protegendo os moradores do sol excessivo.

Planta - Subsolo

A estrutura da casa é composta de uma grande empena de concreto armado aparente que serve de apoio para os volumes em aço suspensos. Evitando a torção desse conjunto (empenas e volumes suspensos), seis cabos de aço ancorados em blocos de fundação que afloram do terreno equilibram os vetores das forças. O restante da estrutura (bloco enterrado, arrimos, piscina e espelhos d’água) é de concreto armado.

Planta Térreo

Corte AA

Corte BB

_______________________________________________________________________________________