Concurso Internacional – Planetário de Montreal
Projeto Vencedor – Cardin Ramirez Julien + Ædifica
_______________________________________________________________________________
Trechos do Memorial Descritivo:
“Encontros com o céu noturno: nossos primeiros contatos com as maravilhas do ceu noturno ocorrem longe das grandes cidades, no coração da natureza. Em Québec, uma clareira em uma floresta ou as margens de um lago, por exemplo, são lugares onde muitos de nós podemos apreciar a grandiosidade celeste e suas estrelas sem fim. Em uma evocação a esta relação especial com a natureza, o futuro Planetário de Montreal abre perspectivas para o céu, em um contato direto de novas formas urbanas que se revelam.”
“Conceitos Centrais:
1. A criação de uma conexão física entre os visitantes e o céu, por meio de dois volumes principais, que sugerem instrumentos de observação astronômica, e que abrigam as duas esferas dos teatros.
2. Trabalhar com as características topográficas da área Olímpica, a fim de promover uma fluidez através dos espaços públicos e ao mesmo tempo oferecer luz natural aos níveis inferiores da edificação.
3. Criar uma imagem verde no lugar, incorporando valores ambientais ao mesmo tempo dominados por elementos minerais e que remetam a memórias de observação de estrelas nas florestas.”
_______________________________________________________________________________
Ficha Técnica:
Arquitetura : Cardin Ramirez Julien with Ædifica_Architecture + Design
Estruturas : SNC Lavalin
Engenharia Mecânica : Dupras Ledoux ingénieurs
Paisagismo : Fauteux et Associés
_______________________________________________________________________________
Fontes: bustler.net e archdaily.com







Meu amigo achou que era uma Tupperware, hahahahaha.
O projeto mimetiza com a natureza circundante, o impacto no local é mínimo, nao dá pra ver nas imagens os estacionamentos de apoio, para visitantes, e a rampa de acesso parece estar descoberta, para um país frio, a noite,parece desconfortavel, a inclinação para possibilitar a iluminação lateral dos espaços, como se comportará em um temporal,pode inundar tudo, como é o sistema de drenagem, bem são questões técnicas que com as plantas podem ser esclarecidas, e poderia ter uma alça de redução de velocidade no acesso……
E a neve nestes troncos que afloram…suporta???
poderia colocar mais plantas e cortes do projeto para um melhor comentário……..