Concurso Internacional – Planetário de Montreal

Projeto Vencedor – Cardin Ramirez Julien + Ædifica

_______________________________________________________________________________

Trechos do Memorial Descritivo:

“Encontros com o céu noturno: nossos primeiros contatos com as maravilhas do ceu noturno ocorrem longe das grandes cidades, no coração da natureza. Em Québec, uma clareira em uma floresta ou as margens de um lago, por exemplo, são lugares onde muitos de nós podemos apreciar a grandiosidade celeste e suas estrelas sem fim. Em uma evocação a esta relação especial com a natureza, o futuro Planetário de Montreal abre perspectivas para o céu, em um contato direto de novas formas urbanas que se revelam.”



“Conceitos Centrais:

1. A criação de uma conexão física entre os visitantes e o céu, por meio de dois volumes principais, que sugerem instrumentos de observação astronômica, e que abrigam as duas esferas dos teatros.

2. Trabalhar com as características topográficas da área Olímpica, a fim de promover uma fluidez através dos espaços públicos e ao mesmo tempo oferecer luz natural aos níveis inferiores da edificação.

3. Criar uma imagem verde no lugar, incorporando valores ambientais ao  mesmo tempo dominados por elementos minerais e que remetam a memórias de observação de estrelas nas florestas.”

_______________________________________________________________________________

Ficha Técnica:

Arquitetura : Cardin Ramirez Julien with Ædifica_Architecture + Design

Estruturas : SNC Lavalin

Engenharia Mecânica : Dupras Ledoux ingénieurs

Paisagismo : Fauteux et Associés

_______________________________________________________________________________

Fontes: bustler.net e archdaily.com