O escritório de arquitetura dinamarquês 3XN Architects foi o vencedor do concurso para a transformação de uma estação de trens de carga em um centro cultural em Aarhus, na Dinamarca. O projeto foi desenvolvido com a colaboração dos escritórios Nord Arkitekter, Hans Ulrik Jensen A/S, Exner Studio, e Søren Jensen Engineers.
A idéia é criar um novo espaço cultural dedicado à cenografia, artes visuais e literatura, no núcleo histórico da segunda maior cidade da Dinamarca: Aarhus. O novo espaço é proposto não apenas como centro de exposições, mas também de educação e negócios para o meio artístico.
A proposta vencedora adicionou, segundo os autores, elementos naturais e flexibilidade, com espaços verdes que dão qualidade aos equipamentos históricos. O programa prevê 9.000 m2 que inclui também um grande auditório.
A cobertura do edifício, segundo os arquitetos, é proposta como uma extensão dos espaços verdes, como uma espécie de ‘tapete’ sobre o novo edifício. O projeto deve incluir ainda uma série de iniciativas relacionadas à eficiência energética, relacionada à iluminação e ao sistema de ventilação.
__________________________________________________________________________
Fonte: bustler.net
Um projeto que merece ser observado enquanto modelo de requalificação do espaço público através do emprego de tecnologia com criatividade . A possibilidade de um novo piso aberto que provoca as pessoas favorecendo o convívio social é genial . Ali todos são covidados a subir, a fazer uma experiência, ter uma sensação num mínimo inusitada .
Não deu pra captar como é a estrutura desse projeto. A imagem do interior mostra algumas vigas perfil I vencendo um vão enorme e sem pilares. Como funciona?
Muito bacana este projeto!! fiquei fascinada com a simplicidade e a leveza do conjunto!
parabéns
Por Que nao Investir na parte mais ´poBre!?
espetáculo. solução arquitetonica de primeira, com idéia simples e bem fundamentada. valorizou o espaço, ao mesmo tempo criou um ambiente singular, que aponta para o futuro e para a tendencia das cidades: a apropriaçao total do espaço público.