O escritório de arquitetura dinamarquês 3XN Architects foi o vencedor do concurso para a transformação de uma estação de trens de carga em um centro cultural em Aarhus, na Dinamarca. O projeto foi desenvolvido com a colaboração dos escritórios Nord Arkitekter, Hans Ulrik Jensen A/S, Exner Studio, e Søren Jensen Engineers.

A idéia é criar um novo espaço cultural dedicado à cenografia, artes visuais e literatura, no núcleo histórico da segunda maior cidade da Dinamarca: Aarhus. O novo espaço é proposto não apenas como centro de exposições, mas também de educação e negócios para o meio artístico.

A proposta vencedora adicionou, segundo os autores, elementos naturais e flexibilidade, com espaços verdes que dão qualidade aos equipamentos históricos. O programa prevê 9.000 m2 que inclui também um grande auditório.

A cobertura do edifício, segundo os arquitetos, é proposta como uma extensão dos espaços verdes, como uma espécie de ‘tapete’ sobre o novo edifício. O projeto deve incluir ainda uma série de iniciativas relacionadas à eficiência energética, relacionada à iluminação e ao sistema de ventilação.

__________________________________________________________________________

Fonte: bustler.net