Concurso – Complexo Comercial – Mashhad – Irã
Menção Honrosa
RAVAND-E-HAMAHANG (Irã) + BIG (Dinamarca)
_______________________________________________________________________
“A fim de alcançar a densidade desejada e atender às exigências do código de edificações e diretrizes urbanísticas, os dois edifícios propostos no projeto são dobrados, gerando volumes em forma de ‘V’, e criando três espaços urbanos triangulares: um mercado, um pátio e um estacionamento na área central. Para atender às demandas dos hóspedes, o hotel foi concebido de dentro para fora. Como resultado, cada elemento em forma de ‘V’ é composto por uma estrutura tipo espinha de peixe, com os quartos voltados para a área sagrada de Iman Reza.”
“Considerando que o terreno induz à criação de um portal de acesso na parte leste, em direção à área urbana no entorno da área sagrada, o projeto propõe uma edificação que protege as residências e os espaços públicos do barulho proveniente do ‘boulevard’ principal e ao mesmo tempo abrindo esses espaços para a área religiosa.”
“O complexo foi projetado para oferecer a cada peregrino ou turista uma perspectiva diferenciada da área sagrada. Cada unidade é protegida da poluição acústica, das vistas da vizinhança e dos transeuntes, abrindo-se apenas para a área sagrada. A arquitetura resultante é ao mesmo tempo calma e diversificada, ao mesmo tempo integrada e diferenciada, tradicional e contemporânea.”
__________________________________________________________________________________________
Ficha Técnica:
Equipe de Projeto:
Irã: Ali Hamidi Moghadam, Nima Farzaneh, Neda Heidary, Saina Majidi, Mahan Abolghasem Shirazi
Dinamarca: Bjarke Ingels, Doug A Stechschulte, Kai-Uwe Bergmann, Kuba Snopek, Cat Huang, Gaetan Brunet, Takumi Iwasawa
__________________________________________________________________________________________
Fonte: bustler.net