2010 Skyscraper International Competition

2º lugar – Rezza Rahdian, Erwin Setiawan, Ayu Diah Shanti, Leonardus Chrisnantyo – Indonésia

____________________________________________________________________________________

Trecho do memorial descritivo:

“A cidade de Jakarta, Indonésia, surgiu da confluência de treze rios que foram utilizados como rotas de transportes e fontes para a agricultura. O maior dos rios é o Rio Ciliwung, que nas últimas décadas tem sido extremamente polúido e marcado com centenas de favelas, que abrigam milhares de pessoas em condições precárias.

Este projeto, intitulado Programa de Recuperação do Rio Ciliwung, tem como objetivo coletar o lixo das margens do rio e purificar sua água por meio de um sistema engenhoso de filtros em grande escala que irão operar em três fases. A primeira separa os diferentes tipos de lixo, utilizando o lixo orgânico como fertilizante. A segunda fase purifica a água, removendo resíduos químicos perigosos e adicionando minerais importantes. A água limpa, então, retornaria para o rio e para os campos agrícolas circundantes por meio de um sistema de irrigação e abastecimento. Finalmente, na terceira fase, todo o lixo reciclável seria processado.

Um dos aspectos mais importantes desta proposta é a retirada das favelas situadas ao longo do rio. A maioria das pessoas viveriam e trabalhariam nas instalações do Projeto, que seria concebido como uma nova cidade dentro de Jakarta. O projeto é concebido como uma edificação 100% sustentável, produzindo energia a partir dos ventos, do sol e de sistemas hidroelétricos.”

________________________________________________________________________________________

Fonte: www.evolo.us