Concurso Internacional – Rio 2016 – Parque Olímpico

________________________________________________________________________

Concurso Internacional – Parque Olímpico – Rio 2016

As bases do concurso serão divulgadas a partir do dia 02 de maio de 2011.

Apresentação:

“O Parque Olímpico Rio 2016 encontra-se em um dos quatro núcleos olímpicos programados para o desenvolvimento dos Jogos de 2016, e é o que concentra maior número de equipamentos esportivos. Apresenta-se como a construção de um espaço fundamental para o bom desenvolvimento dos Jogos Olímpicos e para a vitalidade do Rio de Janeiro. Durante a realização do evento ele é um dos locais onde se concentram as principais atividades esportivas, as grandes áreas públicas de encontro dos espectadores, patrocinadores e atletas. É também o lugar de maior centralidade do evento, tendo em vista que será o maior novo espaço exclusivamente construído para tal, na Barra da Tijuca, relativamente aos outros núcleos de atividades olímpicas localizados em Deodoro, Maracanã e Copacabana.

O Plano Geral Urbanístico, objeto deste Concurso Público Internacional, será o instrumento definidor da ocupação da área, para a qual se espera o mais alto nível técnico de projeto e de implantação. Definirá as áreas públicas, praças e parques, e as volumetrias dos principais equipamentos.Também deverá sugerir as volumetrias para os futuros empreendimentos imobiliários a serem construídos na área.

No modo legado o Parque se tornará uma área urbana de uso diversificado: residencial, comercial e de lazer, que definirá novos referenciais de construção sustentável, através dos seus equipamentos, instalações, infraestruturas e transporte urbano utilizados para o evento. O seu principal equipamento, o Centro Olímpico de Treinamento (COT) fornecerá formação de excelência às gerações futuras do esporte brasileiro, estabelecendo um novo espaço de alcance local e metropolitano, onde esporte, interação social e meio ambiente se conjugam de forma inovadora. O Parque Olímpico estabelecerá os princípios de um bairro sustentável, constituindo-se um dos principais legados urbanísticos dos Jogos 2016 para o Rio de Janeiro.

O Concurso Internacional visa o amplo alcance de profissionais na busca de soluções criativas, que reúnam condicionantes de qualidade, funcionalidade e sustentabilidade, às quais se aliem valores de uso, sociais, culturais e de meio-ambiente. Pretende-se com ele franquear horizontes abrangentes às contribuições e estabelecer uma abordagem integrada que assegure que as considerações do Projeto estejam incorporadas no planejamento, desenvolvimento e entrega das instalações do Parque Olímpico, da concepção à construção de todos os seus elementos.”

Promoção: Prefeitura do Rio de Janeiro

Organização: Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB-RJ

Abrangência: internacional


_________________________________________________________________________________

Os interessados devem acessar diretamente a página oficial do concurso para eventuais consultas, atualizações e alterações relativas ao concurso anunciado.

13 respostas em “Concurso Internacional – Rio 2016 – Parque Olímpico

  1. O problema é que o IAB, não serve pra nada, um órgão político, o regulamentador não é o Confea, pois bem, mesmo sendo uma porcaria, o Confea que deveria condicionar e aprovar os concursos nacionais, no Brasil os concursos são uma piada. O nosso Confea então.!!!

  2. Depois de tanta dedicação e empenho no Porto Olimpico, com prazos e etc, e sem resultado, fica até desgastante para nós participantes dar alguma credibilidade para o IAB/RJ. Só no Brasil mesmo…

  3. É, para participar é preciso :
    declaração da experiência da Equipe Mínima em, pelo menos, 3 (três)
    projetos, 2 (dois) de Plano Geral Urbanístico (Master Plan) com uma área
    mínima de 250.000m2 e 1 (um) de urbanização com uma área mínima de
    100.000m2.
    Será que o Lucio Costa participaria do concurso para Brasilia com exigências similares? Existem outros meios, como podemos observar em concursos internacionais, que permitem que todos concorram e que garantam que o projeto vencedor seja desenvolvido em conjunto com outras equipes se concluído que os vencedores não tenha capacidade para desenvolver o projeto, basta querer.

  4. IAB do Rio e Prefeitura, favor divulgar urgentemente o resultado do Porto Olímpico, pois apenas em caso de vitória minha equipe poderá comprovar a experiência em projetos da magnitude das exigidas no edital do Parque Olímpico.

  5. As bases do concurso dizem que só podem participar o arquiteto que comprovar experiência em projetos similares. Quem já fez algo similar antes? O que seria similar? Se tiraram o direito de 99,99% dos arquitetos de participarem era melhor fazer logo uma licitação Tecnica e Preço.

  6. Lançar um concurso referente as Olimpíadas sem antes divulgar o resultado do Concurso Porto Olímpico só pode ser uma piada de muito mal gosto.

  7. Até hoje nao houve divulgacao alguma dos resultados do Concurso Porto Olímpico. Muitos profissionais dedicaram-se a desenvolver o projeto e ficaram no vazio. Em seguida, mais uma competicao.

    só eu que acho isso meio palhacada?

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s