Prêmio Holcim – Construção Sustentável – América Latina – Menção Honrosa

____________________________________________________________________

Corredor de Trânsito Urbano e Plano Diretor de Remediação do Rio, Cidade do México, México

Tipo de Projeto: Paisagem, Desenho Urbano e projetos de infraestrutura

Início da construção: Outubro de 2013

Autor Principal: Elias Cattan, Taller13 Arquitectura Regenerativa, Mexico

Outros Autores: Delfin Montañana, Lucie Nguyen, David Mandujano, and Miguel Mercado, Taller13 Arquitectura Regenerativa, Mexico

____________________________________________________________________

Descrição do projeto

Tomando a Cidade do México como um estudo de caso concreto, a Regeneração do Rio La Piedad resulta de reflexões sobre o crescimento das megacidades e na confiança das sociedades em sistemas individuais de tráfego motorizado, levando à degradação ambiental dos ecossistemas em todo o mundo. O que se pretende é a regeneração dos sistemas vivos para perpetuar os padrões de auto-renovação, em vez de sua contaminação e degradação rápida – propor uma mudança fundamental na relação das sociedades com o meio ambiente. Para a Cidade do México, o plano promove a regeneração dos sistemas viários e uma estratégia de mobilidade integrada para a metrópole e sua bacia hidrográfica, na Bacia de Anahuac. Para o Rio La Piedad o projeto sugere a conversão de estradas em parques lineares acompanhado por transporte público eficiente (BRT: Bus Rapid Transit) e ciclovias.

Comentário do júri

O júri destacou a força visionária do projeto, apontando para uma questão fundamental da metrópole de hoje, com base em um estudo da história da Cidade do México e demandas atuais, apelando para debates estratégicos. Além da abordagem teórica, propostas práticas são elaboradas, como os espaços atualmente utilizados para as estradas, que são convertidos em corredores verdes.

____________________________________________________________________

Fonte: holcimfoundation.org – Agradecemos à Fundação Holcim pela disponibilização das informações e imagens.