Premiados Holcim – 2011-2012 – África e Oriente Médio

_________________________________________________________________________


Prêmio Silver – Reabilitação Sustentável de uma escola primária

Localização: Al Azarije, Palestina

Início da construção: Julho 2010

Autores: Giovanna Claudia Rosa Romano, ARCò – Architettura e Cooperazione, Italia


_________________________________________________________________________

A reabilitação  foi realizada na Escola Primária Abu Hindi na  comunidade Bedouin que  está localizada a 5 km de Al Aaarike (Eizariya) e a menos de 10 km de Jerusalém.

A proposta do projeto conseguiu incorporar o conforto climático e o uso de energia sustentável ao melhorar o sistema de ventilação natural e de isolamento térmico. O feito mais importante do projeto foi produzir um impacto positivo na percepção dos estudantes em relação a sua vida cotidiana escolar.

O projeto utilizou-se de uma técnica construtiva tradicional de distintas zonas, que consistia na execução in situ de tijolos de adobe, que foram incorporados ao projeto fomentando a produção local. O resultado é um sistema que equilibra o conforto climático com utilização de  um sistema modular de construção rápida.

A cobertura possui  painéis sándwich e foram dispostos em grande altura de forma a criar uma circulação de ar eficiente e permitir maior permeabilidade de luz natural. O uso dos recursos básicos locais comportou uma construção independente, reduzindo as demandas de transporte e produção que gerariam maior consumo energético.

_________________________________________________________________________

Fonte: Holcim Awards  – Agradecemos à Fundação Holcim pela disponibilização dos projetos e informações para publicação.




Anúncios