Como parte da seção ‘obras construídas’, publicamos o projeto do Terminal de Cruzeiros  que resultou de concurso e foi construído em Bilbao, na Espanha,de autoria do escritório Baraganõ.

Trechos do Memorial Descritivo

O porto de Bilbao lançou um concurso no final de 2009 com objetivo de construir um novo terminal para cruzeiros em Bibao. A úmida cidade, com memória relacionada à indústria do aço, com estaleiros, gruas, e áreas pós industriais e pontes de suspensão. O projeto parte de um prisma octogonal metálico, e a partir daí se desenvolve como se fosse uma escultura. A construção começou abrindo para o oceano, com uma larga fachada de cristal. Para o sul da cidade, os volumes são muito mais opacos, emoldurando as formas e atraindo as luzes do norte que vêm da construção através das grandes clarabóias. O projeto começou sendo estruturado por grande containers com diferentes volumes e comprimentos.  A ideia parte da relação de cheios e vazios, por referência aos escultores Bascos (Chillida, Oteiza), introduzindo o programa do Terminal dentro dos containers, e mantendo os espaços vazios; espaços onde se pode esperar a chegada dos navios. Espera: manter-se no lugar onde se supõe que o outro deve ir, ou alguma coisa deve acontecer. Propõem-se, portanto,  diferentes espaços para diferentes formas de esperar (esperar por navios).

Na tentativa de reduzir o tempo de construção (a construção deveria ser concluída em 6 meses para receber o primeiro cruzeiro) decidiu-se utilizar aço, como forma de construção industrializada. A maior parte do edifício foi executada em uma fábrica, e transportada por rodovias de Asturias a Bilbao, onde a construção foi montada.

_______________________________________________________________________

Ficha Técnica

Arquitetos: Baragaño

Localização: Bilbao, Espanha

Arquitetos: Sergio Baragaño [Baragaño], David García [Modultec], Mario Hernáez [Autoridade Portuária], Enrique Muga [Satie Arquitectos], Joseba Ugarte [Arquiteto Técnico]

Equipe do Projeto: Ana López, Inés Suárez, Verónica Carreño

Ano do concurso: 2009

Ano do projeto: 2010

Área de Projeto: 1.482 m²

Fotografias: Mariela Apollonio

_______________________________________________________________________

Fonte: archdaily.com e www.barchitects.eu