Concurso Internacional de Idéias Para Estudantes de Arquitetura – Nona BIA – SP
1º Prêmio
______________________________________________________________________
SELECIONADO PELO VOTO DO JÚRI TÉCNICO
______________________________________________________________________
1° Prêmio
Titulo do Projeto: Edifício Ponte
Alunos: Carolina Ramos Almeida, Gabriela Curado Nehme e Gabriela Bandeira Advincula
Professor Orientador: Raimundo Nonato Veloso Filho
Instituição de Ensino: Universidade de Brasília
______________________________________________________________________
Também veja mais informações sobre o projeto acessando o vídeo.
______________________________________________________________________
Agradecemos aos autores pela disponibilização no material para publicação.
Obrigado Paulo Victor…
Estamos falando de um concurso de estudantes. A experimentação nesse tipo de concurso deve ser levada ao máximo. Se não, formaremos arquitetos frustrados, preocupados com as obras dos grandes mestres e caminhando, vagarosa ou rapidamente, numa esteira, sem sair do lugar. Isso já podemos perceber se analisarmos o atraso da arquitetura no Brasil se comparada a de outros países.
Arquivamento? Era um concurso de idéias. Que paranóia…
Sem essa de cidade-museu e esse anacronismo. Vivamos a realidade atual.
Desculpe a sinceridade, mas esse projeto é tosco, fere totalmente o tombamento, ainda mais agora, se dizem que foi uma idéia de Lúcio Costa na época, porque será que o mesmo não implantou naquele período? E vou além, independente se for ou não um desejo que Lúcio Costa tinha, não vai interferir na área tombada. O mais interessante de tudo, que a visão da Esplanada vai ficar prejudicada o mesmo da Torre de TV. E a pergunta mais importante que até agora não foi dita. DE ONDE VIRÃO OS RECURSOS para esse monstrengo de concreto? E pior, querem edificar em cima da estação do metrô. O mais interessante de tudo, para o GDF mexer na rodoviária para torna-la digamos mais HUMANA e ACESSIVO, o IPHAN, MP são enfáticos, não se pode mexer. Agora construir um anexo pode? Brincadeira né. Espero que os contribuintes liguem para seus parlamentares para exigir o arquivamento dessa aberração arquitetònica.
Os comentários acima feitos são muito conservadores, assim como opinião das entidades de classe da profissão. Acho que quanto mais monumental for melhor, para qualquer proposta colocada no eixo monumental; pois assim teremos mais um monumento a ser apreciado e que possa competir com outros existentes nessa concentração, salada mista de monumentos modernos. É preciso elevar o expoente de eixo monumental ao máximo, pois o seu significado deve ser marcante para as pessoas que por ali passam e também diminui a experiencia entediante de se estar nesses espaços por muito tempo.
É preocupante uma intervenção deste porte na paisagem urbana de Brasília, ao meu ver um pouco agressiva para a escala monumental tão bem concebida por Lucio Costa .
Gostei do desenho e da preocupação com uma área degradante e sem uso, porém acho que seu impacto na paisagem (principalmente a vista Torre-Congresso) deveria ser menor. parabéns!