Expansão do Campus Santana do Livramento da UNIPAMPA – 1º Lugar

Expansão do Campus Santana do Livramento da UNIPAMPA – RS

______________________________________________________________________

1º Lugar 

Ficha Técnica

Ideia1 Arquitetura

Equipe de Projeto: Arq. Gabriel Grandó, Arq. Cristina Martins, Arq. Marcos Laurino, Arq. Camila Sanvitto, Acad. Luis Rocha

Ano Projeto: 2011

Área de projeto: 4.900m²

Localização: Santana do Livramento / RS

______________________________________________________________________

INOVAÇÃO E TRADIÇÃO

A concepção norteadora de toda a intervenção partiu do respeito à história e para tanto a proposta visa preservar e respeitar ao máximo as diretrizes da pré-existência. Compreendemos que o elemento de força maior do conjunto existente é a relação do edifício com o pátio central que ele conforma. Portanto, tudo no novo projeto se volta para ele. A solução adotada na proposta é prolongar a volumetria da edificação principal existente até o final do terreno, interseccionando-a com o novo bloco administrativo, completando o fechamento do grande pátio central retangular. Para resolver a transição entre novo e antigo, é usada a estratégia de descolamento entre as volumetrias. Com isso, dá-se continuidade às circulações em torno deste pátio mantendo a comunicação visual com o centro do conjunto. A acessibilidade universal é resolvida para toda a universidade através de um único núcleo vertical de escada e elevadores, posicionados estrategicamente para se conectar aos corredores existentes do subsolo 02 e subsolo 01, bem como para todos os outros andares da edificação pré-existente e da nova intervenção. Mantivemos a setorização existente da Universidade, com as funções de ensino situadas no 1º e 2º andares, e as áreas de uso comum – banheiros, área de exposições e auditório – no térreo. O rebaixamento do pátio central na área imediatamente à frente da nova edificação fez-se necessária para possibilitar a criação de uma nova praça de convívio e de acesso, iluminação e ventilação da biblioteca e cantina. O paisagismo deste rebaixo além de facilitar a execução, mantendo o devido espaçamento dos prédios antigos, criará novos espaços de encontro e convívio da universidade. Toda a área administrativa e os gabinetes de docentes foram setorizadas numa única edificação quase que independente e que possui seu fluxo vertical resolvido pelo mesmo núcleo de circulação vertical. Materiais e revestimentos são usados no seu estado quase que bruto, assumindo a contemporaneidade da intervenção. O uso abundante do vidro gera um contraponto entre as edificações antigas, com mais cheios que vazados, gerando reflexões e transparências na proposta. É nesta complexa intervenção dialética que o projeto apresenta sua maior força: o novo e o antigo, o futuro e o passado, a inovação e a tradição.

______________________________________________________________________

Agradecemos aos autores a disponibilização do material para publicação.

6 respostas em “Expansão do Campus Santana do Livramento da UNIPAMPA – 1º Lugar

  1. Realmente a pauliceia nao consegue largar a arquitetura do caixote, ja cheguei a conclusao que para se ganhar concursos no brasil temos que partir pra caixa infelizmente. Nossa arquitetura continua sem uma identidade. Lamentavel!

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s