Premiados – Concurso Internacional – City Garden Project – Aberdeen – Escócia

O projeto do escritório Diller Scofidio + Renfro, de Nova Iorque (um dos escritórios responsáveis pelo High Line), foi o vencedor do Concurso Internacional “Aberdeen – City Garden Projects”, que também teve como finalistas os escritórios Foster + Partners (que disputou com a equipe vencedora até a etapa final), Gustafson PorterMecanooSnøhetta & Hoskins e West 8.

O objetivo dos organizadores foi selecionar a melhor proposta de intervenção para a área central de Aberdeen (Escócia), que incluísse jardins e parques acessíveis em diferentes níveis, espaços públicos para atividades culturais e de lazer, recuperação do patrimônio histórico e reorganização dos acessos. A ideia é que a intervenção seja o motor de transformação de toda a área central, contribuindo para o desenvolvimento e a prosperidade da cidade.

De acordo com os promotores, a proposta vencedora, apelidada de “Granite Web”, “celebra aspectos tridimensionais de Aberdeen, reinterpretando a topografia da paisagem circundante, criando estruturas e espaços graciosos, que contribuem para um desenho contemporâneo ao mesmo tempo emocionante e memorável”.

Os autores do projeto vencedor declararam : “a disputa acirrada do concurso nos levou a realizar mais pesquisas, a fim de compreender melhor o lugar em todos os seus aspectos, explorando ao máximo a nossa criatividade e nosso conhecimento técnico, para que pudéssemos chegar a uma solução ao mesmo tempo desafiadora, bela e conceitualmente rica”.

Além da análise dos projetos, o júri avaliou as propostas em apresentações, frente a frente com os concorrentes finalistas, ocasiões em que foram realizados debates com o público e com as instituições envolvidas. As duas propostas finalistas (Diller Scoffidio + Renfro e Foster + Partners) também foram as que despertaram mais interesse do público na exposição realizada no outono de 2011. De acordo com os organizadores, o projeto vencedor se destacou em todos os aspectos relacionados no programa, em especial no que se refere à criação de novos espaços, ao custo e à viabilidade construtiva, à manutenção futura, assim como questões de sustentabilidade ambiental e eficiência energética.

A proposta vencedora será ainda submetida a um referendo, para que o projeto seja avaliado e aprovado pela população. Só após a aprovação popular é que o projeto será encaminhado para desenvolvimento.

John Stewart, membro do conselho gestor do Aberdeen City Garden Project, destacou: “prometemos ao público um projeto excepcional, que seria apresentado em detalhes em seus aspectos econômicos. Apresentaremos o projeto vencedor ao público, informaremos como será financiado e quais os benefícios econômicos do empreendimento. Esperamos que isso ajude a orientar a decisão do referendo.”

Veja a seguir o projeto vencedor e demais finalistas (clique nos links para visualizar cada projeto).

________________________________________________________________________

1º Lugar – Equipe: Diller Scofidio + Renfro

________________________________________________________________________

Equipe: Foster + Partners

________________________________________________________________________

Equipe: Gustafson Porter

________________________________________________________________________

Equipe: Mecanoo

________________________________________________________________________

Equipe: Snøhetta & Hoskins

________________________________________________________________________

Equipe: West 8

_______________________________________________________________________

Para mais informações, acesse aqui a página oficial do concurso.

4 respostas em “Premiados – Concurso Internacional – City Garden Project – Aberdeen – Escócia

  1. Como toda organização de concurso urbanistico esta também peca ao determinar uma area restrita a intervenção urbana.Observando as perspectivas do entorno é possivel vislumbrar integração entre varias areas que possibitam distribuir por elas as intervensões solicitadas no programa permitindo ao usuário passear pelo centro da cidade desfrutando novas perspectivas,novas paisagens, criando surpresas e maior dinamismo.Melhor seria confiar na aptidão dos profissionais que atendem as solicitações do concurso dando-lhes liberdade para propor, tendo como balisador o programa e suas restrições.

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s