Universidade Feminina Ewha – Seul – Coreia do Sul

Como parte da seção Obras Construídas, publicamos o projeto da Universidade Feminina Ewha construída em Seul , na Coreia do Sul, cuja obra foi concluída em 2008. O projeto resultou de concurso realizado em 2004, que teve como vencedor o escritório francês Dominique Perrault.

Memorial Descritivo

(texto dos autores do projeto, traduzido pela editoria de concursosdeprojeto.org)

O Campus como um Vale

A complexidade do lugar e sua relação com o campus existente e com a cidade de Shinchon, na parte sul, exigiram uma resposta que fosse além do lote propriamente dito. A partir de um enfoque urbano, este projeto propõe uma relação entre o tecido do campus existente e da cidade circundante, em uma paisagem única. A arquitetura se apropria do território e desaparece. Ao integrar a construção ao solo, a topografia do lugar se modifica e a geografia se transforma em diversos níveis.

A Esplanada Esportiva cumpre diveresas funções. Ao mesmo tempo em que confere ao Campus uma nova porta de entrada, constitui-se também como uma plataforma para as práticas esportivas cotidianas, além de um espaço que abriga manifestações e eventos pontuais. Esse espaço cria uma ligação concreta entre a Universidade e a cidade: um lugar utilizado por todos, durante todo o ano. Como um grande painel publicitário, a Esplanada Esportiva apresenta a vida da universidade aos habitantes de Shinchon. Do outro lado da esplanada, o campus se abre aos pedestres, acolhendo todo o fluxo que atravessa o local.

O caráter bucólico do campus talvez seja sua maior qualidade. A natureza participa da arquitetura, estendendo-se do exterior ao interior e vice-versa, recobrindo a área central do Campus de árvores, flores e gramados. A concepção do projeto como um parque resulta em um jardim ideal, que coloca à disposição dos usuários um lugar singular para o encontro, para realização de aulas mais informais, ou simplesmente como lugar de descanso. Ao suavizar as diferenças entre o antigo e o novo, entre o construído e a paisagem natural, entre o presente e o passado, o Campus-Vale permite a reorganização coerente do lugar.

Champs Elysées

O projeto parte de uma “fissura” que se constrói na topografia, revelando o interior do Campus. Nesse vazio se estabelece um lugar híbrido, que permite a realização de uma grande variedade de atividades. Uma “avenida central”, levemente inclinada, define a circulação central, conduzindo os pedestres até a escadaria monumental, que leva os visitantes ao ponto alto do Campus.

É como o Champs Elysées de Paris, ou o Campidiglio, de Roma: um pátio de entrada (a partir do qual se acessam os diversos departamentos), um espaço para a troca de ideias e a socialização, onde os estudantes se encontram depois das aulas; um lugar de descanso e um teatro ao ar livre, uma vez que a escadaria se converte facilmente em um anfiteatro, no qual os degraus passam a ser utilizados como bancos. É essa flexibilidade, tanto conceitual quanto real, que permite a integração do novo Campus de Ewha ao seu contexto, seu entorno e à paisagem circundante.

Clique na galeria a seguir para a visualização ampliada das imagens.

Créditos das imagens:

© Dominique Perrault  / DPA / Adagp

©  DPA / Adagp

© André Morin  / DPA / Adagp

© Dominique Perrault / DPA / Adagp

©  Gaëlle Lauriot-Prévost / DPA / Adagp

©  Federico De Matteis/ DPA / Adagp

©  Luca Reale / DPA / Adagp

©  Suk Joon YOON / DPA / Adagp

FICHA TÉCNICA

Cliente: Universidade Feminina Ewha – Seul – Coreia do Sul

Arquitetura: Dominique Perrault

• Parceiros: Baum Architects, Seoul

• Engenharia: Perrault Projets, Paris; VP&Green Ingenerie, Paris (Engenheiros estruturais); HL-PP Consult, Munich (Sistemas Construtivos); Jean-Paul Lamoureux, Paris (Acústica), Rache-Willms, Aix-la-Chapelle (Fachadas)

• Consultores: Jeon and Lee Partners, Seoul (Engenharia estrutural), HIMEC, Seoul (Engenharia mecânica), CG E&C, Seoul (Engenharia civil), CnK Associates, Seoul (Paisagem)

Localização: Coreia do Sul

Área do terreno: 50.000 m²

Área Construída: 70.000 m²

Paisagismo: 31.000 m²

Concurso: 2004

Início da Construção: 2004

Conclusão da obra: 2008

_________________________________________________________________________

Agradecemos ao escritório Dominique Perrault pela disponibilização do projeto para publicação.

2 respostas em “Universidade Feminina Ewha – Seul – Coreia do Sul

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s