Premiado – Concurso para expansão urbana de Moscou

Um júri internacional selecionou a proposta do escritório  Capital Cities Planning Group (CCPG) como vencedora do concurso a para a concepção e planejamento de expansão urbana em Moscou, que deve abrigar o novo Centro Administrativo do Governo Federal da Rússia. Veja a seguir imagens e breve descrição sobre o projeto.

_________________________________________________________________________

Introdução

(Fonte: CCPG. Tradução: concursosdeprojeto.org)

Moscou passa por um período de grandes transformações. A população da cidade é de cerca de 13 milhões de pessoas e está crescendo a uma velocidade de 150 mil pessoas por ano. O crescimento econômico ao longo das duas últimas décadas produziu uma população de renda média em expansão e superior em toda a região metropolitana. Este grupo relativamente em rico tornou-se dependente de viagens de automóveis para chegar ao centro da cidade, resultando em um pesadelo de tráfego contínuo classificado entre os piores do mundo. O crescimento e o congestionamento criaram uma grande pressão sobre o núcleo histórico da cidade, onde o Kremlin e bairros adjacentes  do Século XVIII e XIX estão localizados. Ruas da cidade e espaços públicos rapidamente foram convertidos em mais pistas de viagens e estacionamentos desordenados.

Para resolver essas questões e traçar planos para melhorar a condição de Moscou como um centro financeiro global e educacional, o governo russo desenvolveu uma estratégia que propõe mudar o governo federal para fora do núcleo histórico, em uma área de grande expansão na porção sudoeste da cidade. Com essa finalidade, a cidade de Moscou realizou um concurso Internacional de nove meses com 10 equipes participantes no desenvolvimento de estratégias para a região metropolitana, para a cidade e para o novo Distrito Federal. O programa previa novos sistemas de transporte para a conexão entre o novo centro financeiro, o distrito de pesquisas e desenvolvimento e o distrito universitário, este definido como âncora na área de nova expansão. Isso criaria demandas por novas habitações e serviços próximos aos centros de emprego e permitiria o desenvolvimento de redes de transporte mais eficazes.

O projeto vencedor do escritório CCPG para esse novo “Distrito Federal” de Moscou incluiu uma dupla estratégia para o desenvolvimento urbano de abordagem na Velha e na Nova Moscou  que regenera ligações de áreas até então subutilizadas na cidade existente, a Velha Moscou, para a expansão da nova infra-estrutura que deverá atender o novo Distrito Federal e os distritos adjacentes do sudoeste. O desenho proposto baseia-se no sistema natural de cursos d’água, lagos, florestas e prados, como a base para uma rede de infra-estrutura verde para apoiar o desenvolvimento de uma cidade de “carbono zero”. O plano prevê uma abordagem integrada do transporte metropolitano, incluindo a construção de um eixo central da cidade, estação ferroviária para ligar as estações existentes para os quatro aeroportos e o do Distrito Federal novo, a expansão do metrô e de “trams” (bondes elétricos); além da expansão de redes viárias arteriais e uma rede de ruas locais para uso multi-modal.

O caráter da nova área de expansão da cidade baseia-se nos espaços urbanos herdados, parques, tipos de blocos e escala de edifícios encontrados nos lugares mais bem sucedidos dentro da Velha Moscou. CCPG propôs uma série de potenciais de desenvolvimento e ferramentas administrativas para facilitar as iniciativas públicas e privadas em toda a cidade.

_________________________________________________________________________

Expansão de Moscou – Concurso Internacional

1º Colocado – CCPG – Capital Cities Planning Group

Equipe do Capital Cities Planning Group:

Urban Design Associates, Pittsburgh (EUA)

Beasley & Associates, Vancouver (Canadá)

Gillespies, Glasgow, (Reino Unido)

John Thompson & Partners, London (Reino Unido)

Nelson Nygaard, San Francisco, (EUA)

Buro Happold, Glasgow (Reino Unido)

Group Ark, Moscow (Rússia)


Solving Efeso, Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos)

Prof Stuart Gulliver, University of Glasgow (Reino Unido)

_________________________________________________________________________

Veja abaixo a lista dos 10 escritórios que participaram do concurso internacional:

Ostozhenka (Rússia)

Architectural design workshop Prof. AA Chernikhov (Rússia)

Moscow Architectural Institute (State Academy) (Rússia)

TSNIIP urban (Rússia)

MARCHI (Rússia)

Antoine Grumbach et Associes/Jean-Michel Wilmotte et Associes (França), LAUC (França)

OMA – Office for Metropolitan Architecture (Holanda)

Ricardo Bofill (Espanha)

Studio ASS SECCHI – VIGANO (Itália)

Capital Cities Planning Group – Urban Design Associates (EUA / Reino Unido)

_________________________________________________________________________

Fonte das informações: CCPG.

Mais informações disponíveis em Archdaily.com.

Uma resposta em “Premiado – Concurso para expansão urbana de Moscou

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s