Como parte da seção Obras Construídas, publicamos o projeto do Espacio Cultural Victor Jara construído em Soignies, na Bélgica, de autoria dos escritórios L`Escaut e Bureau d´etudes Weinand. O projeto resultou de concurso realizado em 2005. A obra foi concluída em 2009.
_________________________________________________________________________
Clique na galeria a seguir para a visualização ampliada das imagens.
Fotógrafo: Filip Dujardin
Memorial Descritivo
(Fonte: autores do projeto. Edição e tradução: concursosdeprojeto.org)
Espaço Cultural Victor Jara – Uma paisagem saindo do chão
O terreno está no meio do centro histórico de Soignies, a poucos passos de distância do imponente edifício do Século XII que se destaca no entorno. O Senne, um rio que foi aterrado no início do século XX, desenha o limite exterior do sítio. Sua presença invisível, assim como a da igreja enorme sobre o local, convidou a uma exploração topográfica no projeto, tendo esses dois elementos como âncoras. O edifício é coberto com uma camada de pedra bruta. Suas formas evocam uma pedra peculiar que emerge da terra, como prova de vínculo original da cidade com suas pedras.
Teatro na rua
A proposta vai além de sua intenção inicial, que é a construção de uma sala de artes do espectáculo, incluindo em seu escopo o carnaval ao ar livre e os festivais locais. O projeto contém, em sua morfologia, os dois lados da dinâmica cultural local: a cultura institucional no interior do edifício, e da cultura popular no exterior, seguindo os passeios externos e uma rampa com degraus que se dobra, como assentos ao ar livre para os festivais de rua, carnaval e outros eventos, ou simplesmente para receber pedestres ocasionais.
Espaço público como um padrão
Situado na praça Van Zeeland, o edifício foi concebido como uma extensão do espaço público que o rodeia: o espaço público penetra no interior do edifício por inúmeras entradas ao redor do edifício. A praça aparece como um hall de entrada do lado de fora e o conjunto se torna parte do tecido medieval de ruas, becos e praças. Os foyers interiores são totalmente envidraçados e cobrem a totalidade das fachadas. Eles transformam o que poderia ter sido uma caixa fechada em um espaço aberto que ilumina a cidade quando a noite cai.
Apropriação do espaço público
Neste projeto, l’Escaut se apropria das sugestões do programa para maximizar as oportunidades de jogo e de descobertas no espaço urbano: isso se mostra nas escadas exteriores, por exemplo. A artista Cuvelier Domitienne se junta a esta abordagem. Ela coloca bancos de madeira em torno de jogos de pedra na nova praça, e rodeia com árvores e plantas cujas sementes podem ser usadas como fichas em jogos.
O projeto é resultado de uma parceria público-privada entre o Município de Soignies, a Comunidade Francesa da Bélgica e o Dexia Bank SA.
Ficha Técnica
Espaço Cultural Victor Jara
Autores do Projeto – L`Escaut e Bureau d´etudes Weinand
Localização – Van Zeeland praça em Soignies
Fotografia: Filip Dujardin
Parceria público/privado:
Desenvolvedor – Construtor – Dexia Bank SA
Gestão – Município de Soignies
Financiamento – Comunidade Francesa da Bélgica
Líderes de Projeto – Michaël Bianchi & Florence Hoffmann, da L`Escaut
Estrutura – Bureau d´études Weinand
Cenografia – L´Escaut
Fluídos – Seca Benelux
Acústica – Capri Acoustic
Artista – Domitienne Cuvalier
Sinalização – L´Escaut
Paisagismo – L´Escaut, Bjorn Gielen et Domitienne Cuvelier
Áreas de superfície – 1950 m²
Orçamento – 3.000.725 € WVAT
Altura Máxima – 14 m
Duração – Janeiro de 2005 (concurso) – Maio de 2009
Premiações –
Mies van der Rohe Awards 2011: pré-seleccionados para o catálogo e exposição
Prix Belge pour l´Architecture et l´Energie 2011: vencedor
Belgian Building Awards 2010 – Nomeado
_________________________________________________________________________
Agradecemos aos autores pela disponibilização do projeto para publicação.