Como parte da seção Obras Construídas, publicamos o projeto do Małopolska Garden of Arts, construído em Cracóvia, na Polônia, de autoria de Ingarden & Ewý Architects. O projeto resultou de concurso aberto, realizado em 2005. A obra foi concluída e inaugurada em 2012.
_________________________________________________________________________
Clique na galeria a seguir para a visualização ampliada das imagens.
Memorial
(texto adaptado e traduzido pela editoria de concursosdeprojeto.org a partir do memorial fornecido pelos autores do projeto)
O edifício do Małopolska Garden of Arts (MGA) resultou de concurso vencido pelos arquitetos Ingarden & Ewý. O edifício foi erguido nas proximidades da Karmelicka, rua popular entre os estudantes e moradores locais, em frente ao edifício da biblioteca pública, com o objetivo de garantir a sua inclusão delicada no contexto urbano da cidade.
A construção do Garden of Arts introduziu nova ordem espacial para os quintais antigos e edifícios arruinados de Rajska e Szujskiego, ruas de Cracóvia. O ponto de partida foi uma sala multifuncional, que foi introduzida no contorno da velha edificação, do século 19, utilizada nos últimos anos de sua história como oficina e espaço de armazenamento para o teatro Słowacki Juliusz.
O Garden of Arts surge da combinação de duas instituições: o Teatro Juliusz Słowacki e a Biblioteca Małopolska Voivodeship. A ala situada na rua Szujskiego abriga exposições de arte moderna e biblioteca multimídia, com livros e música, enquanto a seção voltada para a rua Rajska abriga o teatro, e está equipada também com um salão multifuncional de eventos. A nova sala – que funciona como um teatro, sala de conferências, sala de concertos, e local para eventos e exposições – é equipada com assentos retráteis para 300 pessoas. Soluções de última geração em cenotecnia estão presentes no projeto, fixados por guinchos e guindastes nas vigas de aço do teto. Isso permite a realização dos mais variados espetáculos e concertos, além de exposições, exibições de filmes, simpósios, conferências, leilões de arte, desfiles de moda, entre outros eventos possíveis. Ao todo, o espaço tem cerca de 4.300m² e abriga além do teatro uma pequena sala de cinema com 98 lugares, um café e instalações para atividades educacionais e outras atividades relacionadas a arte.
De acordo com os arquitetos, a forma do edifício é um jogo contextual entre “mímesis e abstração”. Na prática, isto significa que a construção não é proposta como um simulacro do contexto, mas sim inspira-se nos códigos de formas contextuais, fazendo referência à geometria das coberturas e aos “tecidos” de estruturas vizinhas, aplicados nas composições abstratas e geométricas das fachadas. O edifício se encaixa na escala de seu ambiente, mantendo as linhas dos telhados e das divisões das fachadas, de acordo com as soluções de composição e linear dos prédios vizinhos.
_____________________________________________________________________
Ficha Técnica
Projeto – Małopolska Garden of Arts
Arquitetos – Ingarden & Ewý Architects
Autor – Krzysztof Ingarden, arquiteto, Ph.D.
Colaboração – Jacek Ewý, arquiteto
Endereço – Rajska Rua 12, Cracóvia, Polônia
Área útil: 4.330,76 m²
Concurso: 2005
Projeto: 2005-2008
Construção: 2010-2012
Inauguração: 19/10/2012
Equipe – Arquitetura:
Arquitetos: Piotr Urbanowicz, Sebastian Machaj, Agata Staniucha, Jakub Wagner, Piotr Hojda, Bartosz Haduch, Bogdan Blady, Maciej Szromik, Anna Kula, Sylwia Gowin, Marta Brańska, Piotr Kita e Krzysztof Stępniak
Cooperação: “K3 Architekci sc” – Arquitetos: Piotr Chuchacz, Benedykt Bury eRafał Chowaniec
Decoração: Ingarden & Ewý Architects e “Pracownia S.C.” : Agnieszka Cwynar- Łaska, Marta Spodar
Acústica:
Inter-Eko Sp. z o.o., Jan Adamczyk, Lesław Stryczniewicz e Dorota Szałyga
Tecnologia de palco: Przedsiębiorstwo Projektowo-Usługowe “OTO”, Tomasz Ostrowski e Zbigniew Kośka
Estrutura: GSBK Biuro Konstrukcyjne – Mariusz Szefer e Jarosław Zdeb. Samsoor Shaheed
Climatização: TW Engineers Sp. Z o.o., Tadeusz Wołek, Monika Pantoł, Maria Eustachiewicz
Sistemas Elétricos: ES-System – Jan Wachacki, Paweł Bugno e Bożena Paluchowska
Sistema viário: Altrans, Stanisław Albricht e Ewa Dudek
Paisagismo: Land Arch – Karolina Bober e Małgorzata Tujko
Consultor de incêndiio: Janusz Siata
Cliente: Slowacki Theater na Cracóvia
Engenheiro de projeto: Lider: OTS-IP Sp. z o.o. Kraków
Parceiro: Dom Inżynierski PROMIS SA, Szczecin
Contratante geral: PBO Skobud Sp. z o.o., Żywiec
Créditos das fotos: photo©K.Ingarden
_____________________________________________________________________
Agradecemos aos autores pela disponibilização do projeto para publicação.