Como parte da seção Obras Construídas, publicamos o projeto da Estação de Pesquisas da Índia (Bharati), construída na Antártica, de autoria do escritório Alemão bof architekten. O projeto resultou de concurso aberto, realizado em 2006. A obra foi concluída em Fevereiro de 2013.
Memorial
Bharati é a terceira estação de pesquisas da Índia na Antártica. A proximidade com a costa expõe a edificação a ventos extremos e temperaturas de até -40 ° C, além de alta corrosividade.
O projeto se desenvolve a partir de considerações sobre as funções e restrições do programa e do contexto. Restrições oportunas como a logística – transporte por meio de navio e o período de construção curto levaram à utilização de containers como componentes básicos da construção. Além de proporcionar fácil manuseio, transporte, montagem e desmontagem, podem se tornar um módulo padrão para os edifícios construídos na Antártica. A estrutura não só é mais rígida, como utiliza menor quantidade de aço em relação a estruturas metálicas convencionais.
A edificação é composta por 134 módulos de containers, que definem não apenas os espaços individuais, como também o sistema estrutural. No total são 24 dormitórios (individuais e duplos) situados no segundo pavimento, juntamente com a cozinha, o refeitório, uma biblioteca, espaço de ginástica, escritórios e estar. O nível inferior abriga laboratórios, depósitos e áreas técnicas. No terceiro nível estão localizados os equipamentos do sistema de ar-condicionado e o terraço.
Durante o verão a estação pode abrigar aproximadamente 47 pesquisadores e cientistas, enquanto no inverno a população chega a cerca de 24 pessoas. A montagem foi concluída no período de 4 meses, durante o curto período de verão da Antártica. A estação, com área de aproximadamente 2.500 m2, foi concluída em fevereiro de 2013.
Ficha Técnica
Arquitetura: bof Architects
Localização: Antártica
Cliente: NCAOR, Índia
Área bruta: 2.500 m²
Concurso: 2006 (projeto vencedor)
Ano de construção: 2011 – 2013
Equipe de arquitetos (concurso): Bert Bücking, Patrick Ostrop e Ole Flemming.
Equipe de arquitetos (projeto): IMS Ingenieurgesellschaft mbH, Hamburg m + p consultar, Braunschweig
Fotografia – IMS, BOF e NCAOR.
_________________________________________________________________________
Agradecemos ao escritório bof Architects pela disponibilização do projeto para publicação.