Sede do CREA-PB – Campina Grande – Paraíba

Sede_CREA-PB_MAPA_01

Como parte da seção Obras Construídas, publicamos o projeto do CREA, em Campina Grande, ParaíbaBrasil. O projeto é de autoria do escritório MAPA (MAAM + Studioparalelo)  e foi premiado em concurso  realizado em 2010. A obra foi concluída em 2012.

Sede_CREA-PB_MAPA_07

Clique na galeria a seguir para a visualização ampliada das imagens.

Memorial (texto dos autores)

UM EDIFÍCIO PERMEÁVEL, UMA PRAÇA ABERTA.

Localizado na cidade de Campina Grande, o edifício gera espaços vazios e se cobre por uma pele permeável. Está conectado com entorno próximo integrando: edifício, praça e cidade. O aproveitamento máximo da taxa de ocupação não impede uma implantação branda e natural, promovendo a presença de pátios, vazios e grandes aberturas.
PÁTIOS ABERTOS, permeáveis com vegetação suspensa funcionam como um “impluvium” (espelho d’água que recebe águas das chuvas). O conjunto proporciona conforto térmico conservando umidade do ar equilibrando a temperatura. O conforto se complementa por brises horizontais, que filtram a passagem do sol de maneira seletiva, fazendo do hall de entrada uma praça aberta. Uma praça coberta com múltiplas configurações e usos pode ser utilizado para mostras, palestras, reuniões/auditório e simplesmente contemplação. A pele permeável não se assemelha aos edifícios institucionais envidraçados, impenetráveis e impermeáveis das grandes cidades. Propomos o uso de uma pele de aspecto inconfundível, permeável, permitindo passagem do ar, chegando a espaços intermediários (impluvium). O conjunto (pele, pátio e brises) nos instiga a possibilidade de duas leituras: espaço interior e ou exterior.

MONTAR MAIS QUE CONSTRUIR
As estratégias de montagem mediante a utilização do concreto pré-moldado permitem construir o edifício de maneira mais eficiente e controlada, ao contrário da construção convencional. A minimização de resíduos na obra assim como a otimização do tempo de construção fazem desta opção a ideal. A estrutura: pilares, lajes e brises horizontais foram pensados para este tipo de construção – pré-fabricada. A sinceridade e pertinência do acabado (concreto pré-fabricado) transmitem uma imagem contemporânea, fazendo uma releitura da arquitetura moderna brasileira institucional (construída em sua grande parte em concreto armado).

IDENTIDADE COLETIVA
Os acabamentos pertencem a nossa identidade coletiva. A pavimentação em pedra portuguesa acompanha o caminhar do visitante desde o exterior ao interior do edifício. Um grande painel de uma madeira local confere ao “espaço da praça” a quota de identidade, elevando o caráter cultural da instituição.

Ficha Técnica

Arquitetura: MAPA (MAAM + Studioparalelo) 

Localização: Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Cliente: CREA PB

Área bruta:  780 m².

Concurso: 2010 (projeto vencedor).

Ano de construção: 2010 – 2012.

Autores Luciano Andrades, Matías Carballal, Rochelle Castro, Andrés Gobba, Mauricio López, Silvio Machado, Álvaro Méndes.

Equipe de projeto: Emiliano Etchegaray, Belén García, Gabriel Giambastiani, Aldo Lanzi, Sebastián Martínez, Nicolás Rudolph, Ken Sei Fong.

Projeto executivo:

Equipe de projeto: Sebastian Caram, Gerard Rouillier, Pablo Courreges, Emiliano

Etchegaray, Alexis Arbelo, Pamela Davyt, Belén García, Gabriel Giambastiani, Jaqueline Lessa.

Fiscalização de obra: Vilanova Arquitetos: Marcus Vinicius, Fabiano Melo, Camila Vilar.

Estrutura: Tecnon (estructura global), Valls Engenharia (estructura brises).

Construção: AHP Construções e empreendimentos.

Paisajismo: Plante Bem Paisagismo, Lourinaldo Pinto.

Renders: MAAMMEDIA

Fotografia: Leonardo Finotti

_________________________________________________________________________

Agradecemos ao escritório MAPA (MAAM + Studioparalelo) pela disponibilização do projeto para publicação.

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s