Como parte da seção “obras construídas”, publicamos o projeto do Centro Profissional de Friburgo, na Suiça, resultante de concurso, de autoria do escritório BOV (Butikofer de Oliveira Vernay).

01_ACPC©Altitude Pictures

Memorial Descritivo (editado a partir de texto dos autores)

“Boucle” é o nome dado a este projeto vencedor do concurso de arquitetura para a ampliação do Centro Profissional de Friburgo, na Suiça. “Boucle” quer dizer “laço”, o que reúne e permite, neste caso, enlaçar os diversos edifícios e situações existentes. Compreender este nome significa compreender o conjunto desta intervenção.

Localizado em um sítio complexo no centro da cidade de Friboug, o projeto é composto principalmente de duas novas construções: o novo edifício para a escola profissional e um ginásio de esporte triplo. A proposta engloba ainda dois novos estacionamentos subterrâneos e diversas transformações internas operadas nos edifícios existentes.

O tratamento dos espaços exteriores repousa na vontade de devolver uma importante parte do território ao pedestre. A esplanada que une os diversos edifícios escolares, anteriormente ocupada por um estacionamento, é transformada em uma grande praça pública, lugar significativo de encontro. Ela é tratada com pavimentos combinando superfícies minerais e vegetais em um mosaico que delimita diferentes espaços de lazer. Já a parte inferior do sítio é tratada enquanto parque arborizado, valorizando a silhueta vegetal do lugar.

A intervenção requalifica assim um conjunto de edifícios e espaços pré-existentes. Este projeto recebeu o prêmio «Lapin de bronze – Die Besten 2011» concedido pela revista especializada Hochparterre na categoria Landschaft und Design (Paisagismo e design).

Galeria de Imagens – Contexto Urbano:

_________________________________________________________________________

Escola Profissional

Concebido como um novo centro, o edifício escolar liga e reúne os diferentes edifícios existentes.  Ele situa o programa escolar no espaço intersticial entre as escolas existentes (edifícios A, B, C, D, F e G).

A forma do edifício responde à complexidade e restrições de densificação do sítio. Seu volume prismático, composto de diversas facetas, dá coerência ao lugar e trata as qualidades relacionais deste lugar com seu entorno. A posição do volume emergente sobre a esplanada permite preservar e colocar em evidência uma de suas características; a vista para a catedral.

Uma grande parte do volume construído situa-se em baixo do nível da esplanada, em torno do pátio. O vazio do pátio relaciona os edifícios vizinhos e põe em valor a relação entre a esplanada superior e a zona inferior da colina. Em torno desse vazio reagrupam-se programas comuns – cafeteria, restaurante, biblioteca – que atam as novas relações funcionais entre os edifícios existentes. Uma passagem pública entre a esplanada e a parte baixa do sítio é criada através do edifício. Esta ligação expressiva contribui para o caráter central do novo edifício.

A especificidade das fachadas é dada pelos vidros que integram uma malha metálica seletiva, proteção solar e visual desde o exterior, transparência desde o interior. Três tipos de vidros com propriedades distintas são declinados em função da orientação, do entorno imediato e do uso dos espaços interiores. Eles permitem integrar um ganho solar passivo importante para o balanço energético do edifício.

Galeria de Imagens – Centro Profissional:

_________________________________________________________________________

Ginásio Esportivo

Os novos equipamentos esportivos utilizam os espaços disponíveis na parte baixa do sítio. Um pavilhão de vidro abriga o hall de entrada ao ginásio esportivo bem como uma sala de fitness com uma ampla vista sobre a cidade. Ele marca, na extremidade norte do sítio, o limite consagrado ao programa escolar. Nos andares inferiores, a distribuição dos espaços é feita através de galerias interiores abertas sobre a sala de esporte. Tais galerias gozam de vista para exterior, graças às janelas em fita que coroam uma das faces do ginásio esportivo.

O  grande volume do ginásio é integrado à colina, de modo à preservar a característica vegetal do lugar e recriar uma praça de lazer em cobertura.

Galeria de Imagens – Ginásio Esportivo:

_________________________________________________________________________

Programa

Edificio E – Escola profissional

28 salas de aula, auditório de 120 lugares, lanchonete 150 lugares, restaurante 200 lugares, biblioteca 540m2 e estacionamento subterrâneo. Label MINERGIE

Edificio H – Ginasio esportivo

Sala de esportes tripla, sala de fitness 150 m2, 8 vestiários. Label MINERGIE

Edificios ABCDFG

Transformações interiores, criação de 11 salas de aula e nova secretaria.

Edificio PA

Estacionamento subterrâneo

Tratamento das areas externas

Criação de uma grande praça em esplanada, um parque arborizado sobre a colina vegetalizada, duas outras zonas de lazer sobre os tetos dos edifícios PA e H.

No total, 17.500m2 de surperfície externa inteiramente renovados.

Ficha Técnica

Titulo da obra: Centro Profissional Cantonal de Fribourg

Autores: butikofer de oliveira vernay sàrl, Lausanne.

Arquitetos: Serge Butikofer, Olivia de Oliveira, Olivier Vernay

Colaboradores: Nils Meulemans, Dominique Schmutz, Agnès Bitter, Zikret Pajaziti

Management de projeto e direção de obra: Tekhne SA Fribourg. Edifício H e transformações, atelier Coplan

Engenheiro civil: Grupo Gibes: Synaxis SA, Lausanne + Crisinel & Favez et Associés + ETEC SA

Engenheiro Instalações Técnicas: Grupo TSB : Tecnoservice Engineering SA + Betelec SA

Engenheiro conceito energético: EnergieBuro Grossenbacher

Paisagista: W+S Landschaftsarchitekten

Engenheiro de Fachadas: Emmer Pfenninger Partner AG

Fotos: Thomas Jantscher

Ano de finalização da obra: 2010

Area: 10.000 m2 construídos + 17.500 m2 de áreas externas

Localização: Fribourg, Suiça

_________________________________________________________________________

Agradecemos ao escritório  BOV (Butikofer de Oliveira Vernay) pela disponibilização das informações e imagens.