Como parte da seção obras construídas publicamos o projeto do Centro Educativo e Cultural construído no município de Pau, na região dos Pirineus, na França. O projeto, de autoria do escritório Marjan Hessamfar & Joe Vérons architectes associés em parceria com Camborde architectes associés e resultou de concurso internacional realizado em 2010. Veja a seguir o projeto:
_________________________________________________________________________
Memorial Descritivo (traduzido pela editoria de concursosdeprojeto.org a partir do texto dos autores do projeto).
O projeto, que reúne em um único conjunto edificado, diversos serviços públicos de cultura e educação, surgiu da intenção de criar instalações e equipamentos unificados que contribuíssem também para a renovação urbana de Hameau, bairro situado a 3,5 km (na direção nordeste) do centro de Pau, município situado na região dos pirineus franceses.
O centro educativo e cultural consiste de diversas instituições e serviços, organizados em torno de uma mesma espacialidade: escola, com creche e educação fundamental, área de alimentação, biblioteca e espaço para eventos. O edifício principal foi estrategicamente implantado no centro do lote, criando uma praça que marca o sentido de espaço público.
Na porção norte do conjunto foi criado um caminho de pedestres, em direção às margens do córrego que corta o terreno. O projeto explora os aspectos complementares dos programas de cada equipamento, criando espaços de compartilhamento e integração, como o pátio e os caminhos criados entre os elementos edificados.
A escola e a biblioteca compartilham uma entrada ampla e têm pé-direito duplo. O tratamento das fachadas e os materiais aplicados reforçan a ideia de conjunto. O concreto aparente das lajes se destaca nas fachadas, se estendendo de um equipamento a outro, ora como parede, piso ou cobertura. Dentro dessas “dobras” de concreto são lançados elementos de fachada, transparentes ou perfurados: painéis metálicos e ripados de madeira. Apenas o edifício da biblioteca se destaca dos demais, devido aos painés metálicos perfurados, de liga de cobre e alumínio, em tom dourado. Os painéis permitem que a iluminação interna seja filtrada e ao mesmo tempo garantindo transparência em relação ao entorno.
_________________________________________________________________________
Ficha Técnica
Centro Cultural e Educativo
Local: Pau, França
Arquitetos:
Marjan Hessamfar & Joe Vérons architectes associés + Camborde architectes associés
Concurso: Internacional, 2010.
Ano de conclusão da obra: 2011
_________________________________________________________________________
Agradecemos aos autores pela disponibilização do projeto para publicação.