Prefeitura de Byblos – Líbano

Byblos Town Hall _ Foto: Wissam Chaaya

Veja seguir o projeto do escritório Hashim Sarkis para a prefeitura de Byblos, no Líbano, resultado de concurso realizado em 2011.



Descrição do Projeto (texto dos autores. Tradução: editoria concursosdeprojeto.org)

Byblos, uma das mais antigas cidades do mundo, declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, tem crescido nos arredores do centro histórico, de maneira que a maioria da população vive no subúrbio. A cidade ostenta um porto histórico, dois castelos do período das Cruzadas, além de diversas igrejas e mesquitas, em complemento ao extenso conjunto de edificações de origens Fenícias, Helenísticas e Romanas, que integram o patrimônio histórico da cidade,  que é a principal atração turística do Líbano.

Com o objetivo de estabelecer uma nova centralidade para a cidade, o local escolhido para a nova sede da Prefeitura está às margens da auto-estrada que corta a cidade de norte a sul, separando o núcleo central das áreas de subúrbio situadas a leste e nas proximidades de um parque público e de área de informações turísticas.

O edifício é dividido em três grandes blocos que se estendem sobre o parque, cada um abrigando uma parte específica do programa. Os vazios entre os blocos permitem a entrada de luz e a integração com o parque, que se apresenta como extensão do pavimento térreo da edificação.

Os três blocos são definidos pelos núcleos de circulação, situados na porção leste do conjunto e de extensas paredes na fachada oeste, utilizadas como barreira acústica em relação à auto-estrada.

A fim de proteger a edificação do ruído e da insolação, os blocos são vedados com blocos cerâmicos típicos da cidade. Os escritórios abrem para os espaços vazios, por meio de esquadrias de alumínio e vidro.

O projeto prevê, no futuro, a instalação de passarela de pedestres que irá conectar os dois lados do parque, que é cortado pela auto-estrada, assim como os dois lados da cidade (o núcleo histórico, a oeste, e a expansão, a leste).

Cada bloco abriga um componente específico do programa, mais especificamente três instituições que compartilham o edifício: as secretarias municipais; o conselho municipal e um museu interativo do alfabeto. Este último oferece um espaço multiuso para a cidade. Os blocos são conectados entre si no pavimento térreo, que concentra os espaços comuns do programa: entrada, informações, atendimento ao público, café e espaços de exposição. As áreas  técnicas e a segurança estão localizados no embasamento do edifício, situado no nível do  parque.

A estrutura do edifício foi executada  em concreto armado. A estrutura de cada volume é concentrada nos núcleos de circulação e nas paredes, sempre que possível, a fim de liberar os espaços, permitindo maior flexibilidade.

Atenção especial foi dada ao padrão e à textura dos tijolos cerâmicos utilizados nas fachadas, que foram cortados em lâminas e agrupados em função do padrão cromático. Na fachada interna do hall de acesso foi criado um mural que representa uma abstração geométrica do alfabeto Fenício, como expressão da relação entre arte e caligrafia, elemento importante ao contexto cultural da cidade e do edifício.


Ficha Técnica

Prefeitura de Byblos – Líbano

Autores: Hashim Sarkis

Cliente: Prefeitura de Jbeil/Byblos – Líbano

Equipe: Hashim Sarkis – Sandra Frem (coordenação do projeto), Boulos Douaihy, Wissam Chaaya, Pablo Roquero, Rola Idris, Helena Briones, Carla Saad, Sama El Saket, Jonathan A. Scelsa, Cynthia Gunadi, Penn Ruderman, Chris Johnson, Alex Mecattaf.

Paisagismo: Nayla AlAkl

Fotos: Wissam Chaaya

Construção: Roger Stephan , Jack Chahla (engenharia)

Projetos de Engenharia: Isopak (Elétrica, Mecânica e Estrutural)

Área do terreno: 1667 m2

Área construída 752 m2

Concurso: 2011

Conclusão da obra: 2016


Agradecemos aos autores pela disponibilização do projeto para publicação.

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s