Veja seguir o projeto do Orquideorama, em Medellín, na Colômbia, que resultou de concurso realizado em 2005, vencido pelos escritórios Plan:B Arquitectos + JPRCR Arquitectos.
Descrição do Projeto (Texto dos autores. Tradução: editoria concursosdeprojeto.org)
ORQUIDEORAMA
a. Escalas
Este projeto parte de uma geometria hexagonal que permite crescimento e flexibilidade na planta. Além disso, trabalha com a escala das árvores e algumas de suas estratégias: concentração das redes no troco; mescla de estrutura e força orgânica e folhagem translúcida.
b. Organização
O padrão espacial, estrutural e bioclimático resulta de módulos formados por sete hexágonos, que permitem repetição, crescimento ordenado, flexibilidade (para evitar retiradas desnecessárias de árvores) e adaptação da obra (e seu crescimento) ao orçamento disponível.
c. Padrão/Módulo
O padrão ou módulo possui um hexágono central que atua como um tronco oco em que se concentram as redes técnicas (estrutura, iluminação, águas pluviais), a rede orgânica, as saídas de ar quente e o acesso de chuva ou umidade para os jardins. Os troncos foram concebidos como vórtices de convergência, por meio dos quais a geometria do revestimento em madeira evidencia – através de parabolóides hiperbólicos – uma força de torção concentrada. Com isso, a força orgânica se mescla à força estrutural.
d. Inteligência de dentro para fora
A inteligência do módulo se amplifica à medida em que se repete, porém as qualidades espaciais e bioclimáticas já estão presentes em cada módulo, individualmente. Nesse sentido, as qualidades do módulo surgem de dentro para fora.
e. Disponibilidade
O espaço proposto não é um galpão vazio ou uma planta livre, mas um campo de intermitências de apoios estruturais e concentrações de jardins. Tal configuração permite mesclar as diversas atividades (festividades, atividades físicas, meditação, concertos, desfiles de moda, etc) com o jardim, a fauna e o clima.
Ficha Técnica
Projeto: Orquideorama / Orquideorama
Uso: Exibição de orquídeas e outras exposições; eventos (casamentos, festas, concertos, feiras, etc).
Ano do concurso e do projeto: 2005
Área: 4200m2
Preço por metro quadrado: US$: 500
Localização: Medellín, Colombia
Altitude: 1538m
Temperatura: 16-29ºC
Umidade Relativa: 68%
Orientação: todas las direções
Direção dos ventos: Norte-Sul
Estruturas: Colunas e vigas em aço.
Materiais: Revestimento em madeira, pavimentação em concreto, cobertura em aço e policarbonato.
Arquitetos: Plan:B Arquitectos (Felipe Mesa + Alejandro Bernal) + JPRCR Arquitectos (Camilo Restrepo + JPaul Restrepo).
Direção de Projeto: Plan:B Arquitectos (Felipe Mesa + Alejandro Bernal) + JPRCR Arquitectos (Camilo Restrepo + JPaul Restrepo).
Equipe: Viviana Peña, Catalina Patiño, Carolina Gutiérrez, Lina Gil, Jorge Buitrago
Engenheiro Estrutural: Germán Serrate
Construção: Ménsula S.A.
Cliente: Jardín Botánico de Medellín.
Fotografia: Sergio Gomez, Iwan Baan e Cristobal Palma
Agradecemos aos autores pela disponibilização do projeto para publicação.