Veja a seguir o projeto Escenarios Deportivos , conjunto de equipamentos esportivos construído em Medellín, na Colômbia e que resultou de concurso de Arquitetura. O projeto é de autoria conjunta dos escritórios plan:b arquitectos e mazzanti arquitectos.
Descrição do Projeto
(texto dos autores. Tradução: editoria concursosdeprojeto.org)
a. Permeabilidade urbana + conjunto edificado
Este concurso teve como objetivo o projeto de 4 edifícios para funções esportivas que deveriam, ao mesmo tempo, ter funcionamento independente e ser organizados como um conjunto. Esta proposta tratou o grupo de edificações como um único elemento ou conjunto edificado, com espaços concebidos a partir das mesmas estratégias técnicas e espaciais (adaptando-se à agilidade demandada para o processo construtivo). Dessa forma, foram propostos espaços públicos semi-cobertos integrados aos espaços esportivos e jardins.
b. Posição Urbana
A orientação solar e os ventos do Vale, combinados ao urbanismo existente permitiu definir a localização dos edifícios, suas arquibancadas e os espaços públicos de circulação: as fachadas norte e sul se abrem na direção dos ventos dominantes, enquanto as faces leste e oeste abrigam as arquibancadas e beirais que protegem os espaços da forte insolação da manhã e da tarde, resultando em projeto que se ajusta às demandas bioclimáticas.
c. Faixas
O projeto apresenta um sistema geométrico de cobertura composto por faixas paralelas, que funcionam ao mesmo tempo como elementos técnicos, espaciais e bioclimáticos. Tais elementos podem se estender na direção leste ou se repetir nas direções norte e sul, ou podem variar em altura, a fim de ajustar os espaços às demandas de altura das diversas atividades esportivas (ginástica, luta, basquetebol, voleibol) ou em relação à incidência do sol.
d. Relação com as montanhas, estrutura e detalhes
As faixas são na realidade um sistema de 7 elementos paralelos metálicos que variam sua geometria e se relacionam com o contexto montanhoso ou topográfico da cidade. Tais estruturas metálicas (cada elemento é composto por três colunas agrupadas) respondem aos diferentes esforços estruturais, além de conduzir a água das chuvas das coberturas até a rede pública de drenagem. A partir de um mesmo conjunto de detalhes (fachada perfurada e faixas em balanço) se resolvem de maneira repetida aspectos bioclimáticos e espaciais.
e. Transparência
O projeto dispensa a climatização mecânica, uma vez que as fachadas são perfuradas, que reduzem a velocidade do vento mas não impedem a sua passagem para o interior do edifício. Além disso, amplos balanços protegem o ambiente interno da incidência solar. Além do conforto, tal permeabilidade permite que haja transparência e visibilidade das atividades que ocorrem no interior, combinando a vida pública do entorno com as atividades esportivas que ocorrem dentro dos espaços.
Ficha Técnica
4 Escenarios Deportivos
Uso: Instalações construídas originalmente para os Jogos Sulamericanos de 2010: Basquetebol, Ginástica, Artes Marciais e Voleibol.
Ano: 2009
Área: 30.694 m2
Custo: US$ 800/m2
Localização: Medellín, Colômbia
Altitude: 1478m
Temperatura: 16-31ºC;
Umidade relativa do ar: 68%
Orientação: Norte-Sul
Direção dos ventos: Norte-Sul
Estrutura: Colunas e vigas em aço. Cerchas /Steel columns and beams. Trusses.
Materiais: Fachadas em painéis perfurados de aço, pintura epox, elementos pré-fabricados em concreto.
Arquitetos: Felipe Mesa (plan:b arquitectos) + Giancarlo Mazzanti (mazzanti arquitectos)
Coordenação do Projeto: Felipe Mesa (plan:b arquitectos) + Giancarlo Mazzanti (mazzanti arquitectos)
Equipe:
Arquitetos colaboradores – Concurso: Andrés Sarmiento, Jairo Ovalle, Rocío Lamprea, Fredy Pantoja, Carlos Bueno, Ana Prado, Carlos Acero y Jaime Borbón
Equipe complementar: Sandra Ferrer, Damián Mosquera, Juan Pablo Buitrago, Marcela de la Hoz y Diego Erazo
Arquitetos colaboradores – Projeto: Rocío Lamprea, Susana Somoza, Carlos Bueno, Luisa Restrepo, Alberto Aranda, Esteban Monsalve, Juan Pablo Ramos, Andrés Cardona y María Alejandra Pérez
Equipe complementar: Julio Gallego, Yerickson Rodríguez, Andrea Retat, Verónica Betancur, Julio Moreno, Luisa Amaya, Sebastián Serna, Andrés Prado, María Camila Giraldo y Lucia Largo
Cliente: INDER – Instituto de Deportes y Recreación de Medellín – Colômbia
Créditos Fotográficos: Iwan Baan, Veronica Restrepo e Segio Gómez
Agradecemos aos autores pela disponibilização do projeto para publicação.