Auditório de Música de Málaga – Espanha – Federico Soriano e Agustín Benedicto
Os arquitetos espanhóis Federico Soriano e Agustín Benedicto venceram o Concurso Internacional realizado para o projeto de Auditório de Música, em Málaga – Espanha.
Auditório de Música de Málaga – Espanha – Federico Soriano e Agustín Benedicto
O concurso foi realizado em 2008 e as obras estão previstas para meados de 2009. A idéia dos autores era de propor um edifício baseado em uma combinação de idéias baseadas na funcionalidade e o diálogo com a cidade, conforme explicação dos arquitetos:
“O terreno para o edifício era uma encruzilhada, entre o mar, o porto e a cidade. Mas nossa idéia foi relacionar o projeto diretamente com a cidade (ao invés do porto e do mar), já que a cidade era a destinatária da obra. Mesmo assim não há hierarquias visuais nas fachadas, já que nenhuma é definida como principal. Como resultado, o auditório pode ser observado de maneira independente de todos os lados. (…) Sua composição volumétrica é uma reinterpretação dos elementos da cidade: a Alcazaba (fortificação de origem Moura) inspira o auditório principal; a catedral, como Sala de Câmara; a Alfândega, como sede da Filarmônica, o parque é reinterpretado como a área de acesso do público e as gruas do porto como a zona administrativa do novo conjunto.”
Diagrama – Anfiteatro
Os volumes receberão tons de azul, obtidos a partir de revestimento com peças de cerâmica vitrificada. Ainda segundo os autores, essas peças ‘vibrarão com o vento’, produzindo um som próprio do lugar. Uma vez dentro do edifício, há diversas salas que envolvem o auditório principal. Do interior é possível observar a cidade e o porto a partir de diversos pontos.
Maquete conceitual
De acordo com o programa do concurso, o auditório principal deve cumprir duas funções: ópera e auditório sinfônico. O resultado, segundo os autores, é uma sala polifuncional que permite abrigar essas duas necessidades, considerando as características técnicas e especiais, típicas desse tipo de ambiente. Para a ópera o público será colocado em frente ao palco, “rompendo com a tipologia clássica de salas em forma de cisne”. Para os concertos sinfônicos, o público será disposto em volta dos músicos. Esta sala terá uma capacidade para 1800 espectadores.
Planta – Nível de Acesso
Planta – Nível + 6
Planta – Nível + 17.5
Corte
________________________________
Fonte: Plataforma Arquitectura