Museu Nacional da História e Cultura Afro-Americana de Washington anunciou os 6 finalistas que participarão da etapa final do concurso de projeto para a sua sede, que será construída entre o Monumento de Washington e o Capitólio. O projeto deve ser desenvolvido em 3 anos e as obras estão previstas para se iniciar em 2012, com término previsto para 2015. O vencedor do concurso será anunciado em Abril.2009.

Local da futura sede do Museu

Os concorrentes terão 2 meses para desenvolver a proposta preliminar, a ser selecionada pela Comissão Julgadora. Os finalistas foram selecionados a partir de uma lista de 22 escritórios que apresentaram candidaturas para a fase de qualificação. Nessa fase, entre as exigências, destaques para a demanda por multidisciplinaridade das equipes, compromisso com o cronograma (3 anos de projeto), manutenção de escritório na cidade durante o projeto e demonstração de conhecimento da história e cultura Africana e Americana. Além disso, os escritórios devem atender às exigências do programa no que se refere à eficiência energética, uma vez que os promotores têm a intenção que o novo edifício seja certificado pelo U.S. Green Building Council (LEED), o que o tornaria oficialmente o primeiro “edifício verde” da “Esplanada” norte-americada.

Veja abaixo a lista dos finalistas:

Devrouax & Purnell Architects/Planners, P.C, e Pei Cobb Freed & Partners Architects, liderados por Marshall Purnell
Diller Scofidio + Renfro em associação com KlingStubbins, liderados por Elizabeth Diller, Ricardo Scofidio e Charles Renfro
Foster + Partners, da Inglaterra, liderado por Norman Foster
Freelon Adjaye Bond em associação com SmithGroup, liderado por David Adjaye
Moody Nolan Inc. em associação com Antoine Predock Architect PC, liderado por Curtis J. Moody e Antoine Predock
Moshe Safdie com Sultan Campbell Britt e associados

Fontes: bustler.net e worldarchitecturenews.com