
Novo Campus da Universidade de Economia e Negócios de Viena, na Áustria (WU)
A Universidade de Economia e Negócios de Viena, na Áustria (WU), como parte do plano de desenvolvimento de seu novo campus, realizou concurso para diversos edifícios. Aqui no portal já havíamos divulgado em dez.2008 o projeto de Zaha Hadid para a Biblioteca desse novo campus. Agora divulgamos os projetos do Plano Urbanístico e dos demais edifícios do Campus da WU.

Novo Campus da Universidade de Economia e Negócios de Viena, na Áustria (WU)

Novo Campus da Universidade de Economia e Negócios de Viena, na Áustria (WU)
__________________________________________________________________
Plano Urbanístico do Campus
Arquiteta: Laura Spinadel, Viena.

O objetivo do Plano Urbanístico era a definição dos elementos de infra-estrutura, a articulação entre os futuros edifícios e o planejamento dos espaços públicos. Após a definição do Plano Urbanístico, foram realizados concursos simultâneos (em duas etapas) para 05 novos edifícios, a serem desenvolvidos a partir das diretrizes traçadas no referido Plano. No total, serão cerca de 100.000m2 de área construída. Estima-se um investimento em torno de 250 milhões de Euros.
O novo Campus é situado em uma área dinâmica de Viena, caracterizada pela arquitetura de alta qualidade. A localização do novo Campus é beneficiada pela proximidade de linhas de metrô e parques públicos. Segundo a Reitoria da WU: “O desafio é reunir, de forma integrada, atividades de pesquisa, educação, recreação e lazer em uma área relativamente pequena. Espera-se, como resultado, uma área dinâmica, ao mesmo tempo atrativa e acessível, que possa contribuir com a dinâmica urbana da cidade.”
Veja abaixo a lista dos arquitetos premiados e respectivos edifícios:
Zaha Hadid Architects – Inglaterra – Biblioteca
Hitoshi Abe Studio – Japão – Edifício de Departamentos
Estudio Carme Pinos – Espanha – Edifício de Departamentos
NO.MAD Arquitectos – Espanha – Academia Executiva
CRABstudio Architects (Peter Cook) – Inglaterra – Edifício de Departamentos
__________________________________________________________________

“Academia Executiva” – Campus WU – Viena – NO.MAD Arquitectos

Edifício de Departamentos – Campus WU – Hitoshi Abe Studio

Edifício de Departamentos – Campus WU – Estudio Carme Pinos

Edifício de Departamentos – Campus WU – CRABstudio Architects
De acordo com o cronograma original, os projetos deveriam se iniciar em janeiro.2009 e o início da construção em 2010. A idéia é que o novo Campus esteja concluído entre 2012 e 2013.

Maquete do novo Campus, já com as propostas dos novos edifícios.
__________________________________________________________________
Imagens: BOA/WU, Heiland / Zaha Hadid Architects, Hitoshi Abe, Carme Pinós, CRABstudio, NO.MAD Arquitectos
Fonte: bustler.net
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado