randers-03

O escritório 3XN arkitekter, de Copenhague, na Dinamarca, venceu o Concurso Internacional fechado realizado para o projeto do Randers Museum of Art, naquele país. Participaram do processo seletivo os escritórios Zaha Hadid, Behnish Architekten, Coop Himmelb(l)au e entasis.

A idéia é que o museu, implantado às margens do Rio Guden, se destaque como um marco na paisagem da cidade de Randers – Dinamarca. Com área construída estimada em 7.550m2, o museu abrigará três salas de exposição, auditório, café, loja de souvenirs e estrutura administrativa.

De acordo com os autores do projeto:

” O Randers Museum of Arts, ao mesmo tempo em que se integra ao entorno, permite uma experiência intimista, dedicada à arte exposta no interior. O edifício é ao mesmo tempo introvertido e extrovertido, como uma reinterpretação das raízes culturais dinamarquesas. O principal objetivo do edifício é servir de moldura para as obras de arte que ele contém, mas ao mesmo tempo procuramos criar uma conexão entre arte, natureza e, evidentemente, a comunidade.(…) Como uma escultura implantada em um jardim escultural, o novo museu será um elemento de transição entre a cidade e a paisagem, entre a arte e a natureza.”

Veja abaixo imagens do projeto:

randers-01

randers-08

randers-05

O projeto do museu, no contexto da cidade de Randers, Dinamarca, àr margens do Rio Guden.

randers-implant2

esquema geral de implantação

randers-implant

randers-plan1

planta – térreo

randers-plan2

planta – pav.superior

randers-10

randers-11

randers-12

elevações

randers-02

randers-plans

esquema de planos

randers-04

randers-06

randers-07

imagens internas do projeto


randers-09

modelo volumétrico

_____________________________________________________

Fontes: bustler.net, archdaily.com e 3XN – arkitekter