O escritório irlandês Donaghy + Dimond Architects venceu o concurso internacional realizado para o West Cork Arts Centre, em Dublin, na Irlanda. Participaram do concurso 216 concorrentes. Os outros finalistas foram os escritórios O’Donnell + Tuomey Architects, Clancy Moore Architects e Matter Design / Office dA.

Ann Davoren, Diretora do West Cork Arts Centre e Presidente da Comissão Julgadora, destacou: “O projeto para o WCAC se destaca como elemento importante para o desenvolvimento da região, nos aspectos arquitetônico, cultural e econômico. Trata-se de uma excelente estrutura de serviços e equipamentos dedicados à arte, importante para a região.”

A área do terreno era de 470m2 e a área construída definida no programa era de 1080m2. O orçamento para a construção estimava um custo de 1.500 Euros por m2. O concurso foi organizado pelo RIAI (Royal Institute of the Architects of Ireland), segundo a regulamentação da EU Qualifications Directive 2005/36/EC para concursos internacionais de arquitetura.

O programa inclui galerias de arte, estúdios, espaços para performances e oficinas de arte, todos voltados para o uso da comunidade. O revestimento do volume principal será em aço patinável (tipo corten). A distribuição dos espaços é definida pela conexão direta do edifício em relação à rua e o pequeno pátio lateral.

Veja abaixo imagens do projeto:


____________________________________________________

Fonte: ireland.archiseek.com, bustler.net, Donaghy + Dimond Architects