O projeto do escritório UNStudio é o vencedor do concurso internacional realizado para um Complexo de Salas de Dança em São Petersburgo, na Rússia. O complexo vai abrigar o Balé Eifman, de São Petersburgo, terá área aproximada de 21.000 m2 e será construído no centro histórico da cidade. Os demais finalistas foram Jean Nouvel, Snøhetta e Zao.

Segundo os autores, o contexto urbano da cidade foi fundamental para a solução projetual: “A implantação do edifício procura respeitar os edifícios históricos e monumentais existentes no entorno. e as qualidades esculturais do projeto procuram refletir a qualidade daqueles edifícios”.

O programa inclui um auditório com capacidade para 1000 espectadores e outro, com 300 lugares. Uma das intenções do projeto era de manter integração visual e transparência entre o foyer e a praça no entorno.

Ainda segundo os arquitetos, outros elementos que se destacam no conceito do projeto são as soluções acústicas e a proximidade entre o público e o palco, daí a solução em forma de ferradura, considerada – segundo os autores – ideal para os espetáculos de balé e musicais, tanto para o público quanto para os artistas. Uma das obrigações seguidas pelo projeto é que o público – não importa onde estivesse sentado – deveriam ver os pés dos dançarinos, não importa onde estes estivessem posicionados no palco.

_______________________________________________________________________________________

Fontes: bustler.net e archdaily.com