A UNICAMP anunciou o vencedor do Concurso Internacional para o Museu Exploratório de Ciências. O projeto vencedor é de autoria da equipe composta pelos arquitetos Daniel Corsi, Dani Hirano e Reinaldo S. Nishimura. Veja abaixo a transcrição da notícia publicada na página da instituição em 09 de agosto:
“Daniel Corsi, Dani Hirano e Reinaldo S. Nishimura, integram a equipe vencedora do Concurso Público Internacional de Arquitetura, do Museu Exploratório de Ciências, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Com o tema “Museu como fenômeno e fenômeno como paisagem”, a equipe fica em primeiro lugar na competição que envolveu arquitetos de diversos países durante cerca de seis meses. A cerimônia de premiação aconteceu na noite de sexta-feira, após a Defesa Pública dos projetos arquitetônicos, no Centro de Convenções da Universidade.
O segundo lugar ficou para o projeto intitulado Necklace, da equipe dos arquitetos japoneses Tomohiko Amemiya, Mitsuru Hamada, Hiroki Inutsuka e Akira Suzuki. Os americanos Erik Warren Lewitt e Jordan Williams ficaram com a terceira colocação. A equipe campineira dos arquitetos Fábio Boretti Araújo, Bernardo Telles e Luis Amaral Pereira Pinto e a equipe paulistana de Alessandro Moreno Muzi, Hernani Carvalho Paiva e Luiz Marino Küller receberam Menções Honrosas da Organização do Concurso.
A alta qualidade dos cinco projetos finalistas dificultou o trabalho da Comissão Julgadora, que se estendeu duas horas além do previsto no cronograma do evento. A decisão final coube ao Diretor do Museu Exploratório de Ciências, Professor Marcelo Firer, decidindo o empasse entre o projeto do brasileiro Daniel Corsi e do japonês Tomohiko Amemiya.
Para o público presente, independente da equipe vencedora, a experiência de apresentar os finalistas em audiência aberta ao público foi enriquecedora. Para o Arquiteto Luis Paulo Cobra Monteiro, Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) o nível dos trabalhos era muito bom. “Eu nunca participei de concursos nesse formato, onde os trabalhos dos finalistas fossem discutidos com o público.Isso é muito inovador”, disse o Professor Monteiro. “Achei que eles conseguiram expor muito bem os trabalhos”, comentou a estudante do 5º ano de arquitetura da Unicamp, Paula Takahasi. “A diferença entre países não foi determinante”, acrescentou a estudante de arquitetura do 6º ano, Giulia Bertazzolo, também da Unicamp.” (acesse aqui o link da noticia publicada pela UNICAMP)
Aguardamos a disponibilização do projeto para a sua publicação aqui no portal.
Veja aqui as informações já publicadas no portal concursosdeprojeto.org sobre o Concurso Internacional para o Museu Exploratório de Ciências da UNICAMP.

Legal Pedro!
Falei surra numa boa, pois eu me senti surrado pelos caras, no BOM SENTIDO, eles fizeram tudo que imaginamos, mas muito melhor e mais sintetico. Eu participo de concurso há anos, muitos mesmo, mas igual a esse eu nunca vi. Esse grupo foi perfeito.
Olha, sobre o japonês, eu nao tava lá como vc, mas discordo. O projeto deles era pra um museu de ciências, mas não na concepção do edital.
E uma coisa que aprendi em concurso é, responder o edital 100%, da forma mais inteligente, sintética possível.
Esses caras do CHN são feras.
Marcello, parabéns pela menção de destaque, também acho o projeto vencedor de grande qualidade, mas discordo do termo SURRA. Na verdade os ganhadores não bateram em ninguém, estive na defesa dos trabalhos, todos eram muito bons, e a euipe que verdadeiramente deu uma SURRA foi a japonesa.Pena que faltou coragem aos organizadores para premiar o projeto japonês!
os caras que ganharam deram uma SURRA em todo mundo
meu projeto pegou uma menção de destaque e a implantação, volumetria, partido, são identicos ao primeiro colocado.
mas eles resolveram com uma estrutura mais forte, sintética, o elemento vertical deles é sensacional e o fechamento do prédio, o envolucro, putz, foi uma sacada sensacional.
ja tirei mais de 15 mencoes, segundos, terceiros lugares em concursos, sempre bate aquela chateação né, mas esse, vou dizer que bato palmas pros caras.
ELES MERECERAM GANHAR!!!
seguem as pranchas do meu projeto
abraços
Marcello Lindgren