World Village of Women Sports – Malmo – Suécia

O escritório de arquitetura BIG, da Dinamarca, em colaboração com o escritório de engenharia e estruturas AKT , os consultores Tyréns e a equipe de engenharia climática Transsolar venceram o concurso (por convite) para a Vila Mundial de Esportes Femininos (World Village of Women Sports). Trata-se de um projeto com cerca de 100.000m2 a ser construído na área central de Malmo, na Suécia, planejado para ser um centro de pesquisa, educação e treinamento dedicado ao esporte feminino.

Um dos membros do júri, Mats Jacobson, destacou que o projeto se apresenta como uma cidade dentro da cidade, mais do que um simples complexo de esportes. O fator decisivo para a escolha do projeto foi o enfoque holístico e a articulação com a vizinhança e o meio ambiente, articulando todas as funções do programa, inclusive a habitacional, de forma atrativa.

Concebido como uma “vila”, e não como um simples complexo esportivo, o projeto combina as edificações individuais a uma variedade de usos com espaços abertos e jardins públicos. As coberturas inclinadas e os volumes alternados dos edifícios reduz a escala do complexo em relação ao entorno. As ruas internas, animadas pelas funções públicas do programa, fazem referência aos centros medievais, abrigando todos os aspectos da vida humana – os prazeres da vida cotidiana, o trabalho e a diversão.

Segundo Bjarke Ingels, arquiteto responsável pelo BIG, “considerando as demandas especiais das mulheres de todas as culturas e idades, procuramos dar uma atenção especial ao projeto, criando um sentimento de intimidade e bem-estar, pouco usuais nos complexos esportivos – de caráter industrial – do esporte masculino, que em geral são como fábricas para o exercício físico, ao invés de templos para o corpo e a mente.”

Segundo os arquitetos, o pátio central é largo o suficiente para acomodar jogos de futebol profissional, assim como concertos, conferências, exibições e feiras. Mas ao invés de ser concebido como uma arena esportiva introspectiva, que se fecha para a cidade, o que se propõe é “um espaço público aberto e convidativo, visível a partir de todas as ruas circundantes, oferecendo de maneira generosa a vida e a dinâmica do interior àqueles qu passam nos arredores. A rede de pedestres criada em torno do pátio central se conecta com a rede de ruas da cidade e com as galerias internas, fazendo do conjunto um ecosistema completo da vida urbana.”

______________________________________________________________________________________

Ficha Técnica

Projeto: BIG

Concurso – Convite – 1º lugar

Arquiteto Responsável: Bjarke Ingels

Coordenação de projetos: Nanna Gyldholm Møller

Equipe: Gabrielle Nadeau, Daniel Sundlin, Jonas Barre, Nicklas Antoni Rasch, Jin Kyung Park, Fan Zhang, Steve Huang, Flavien Menu, Ken Aoki

Cliente: H-Hagen Fastighets AB
Colaboradores: AKT, Tyréns, Transsolar
Área construída: 100,000 m2
Local: Malmø, Suécia
______________________________________________________________________________________

Fontes: bustler.net e archdaily.com

4 respostas em “World Village of Women Sports – Malmo – Suécia

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s