______________________________________________________________________________________
Concurso Internacional de Idéias – Centro Comunitário – Rio de Janeiro
Open Architecture Network – Homeless World Cup
Objeto:
Projeto de centro comunitário para a liderença de mulheres e jovens, a ser construído no bairro de Santa Cruz, no Rio de Janeiro. Trata-se de um desafio proposto pela Open Architecture Network, como parte da infra-estrutura para a Homeless World Cup, que será destinada à comunidade após o evento.
Local: Santa Cruz, Rio de Janeiro – RJ
Tipo de Concurso: internacional, em uma etapa
Promoção e Organização:
Parcerias:
Organização Civil de Ação Social (OCAS)
Quem pode participar:
Arquitetos, sem restrição de nacionalidade (pelo menos um membro da equipe deve ser fluente em português).
Cronograma:
Lançamento: 16.dezembro.2009
Inscrições até 01.janeiro.2010
Envio dos trabalhos até 16.janeiro.2010
Prêmios: Contrato para o desenvolvimento do projeto.
Para mais informações acesse aqui a página oficial do concurso.
_________________________________________________________________________________
Os interessados devem consultar diretamente a coordenação do concurso para eventuais atualizações e alterações relativas ao concurso anunciado.
Não é exatamente um concurso e sim um RFQ (Request for Qualifications), ou seja, uma solicitação de propostas a partir da qual será feito um convite para contratação, a qual pode ser negociada. Não dá pra comparar com o edital de um concurso formal.
inscrições abertas a partir de 16 de dezembro e encerramento em 1 de janeiro com entrega para 16 de janeiro? é isso? ou será meu english ginasiano?
Curiosidades:
1. concurso no Brasil com edital e dados apenas em ingles????
2. solicita-se fluência em português ???
3. somebody can help me?
Opinião.: É sempre importante apontarmos as ilicitudes, a falta de regra, e os privilégios como coloca o colega Marcus e não vejo na opinião por ele colocada criticas em razão da importancia da obra. Tenho que concordar que a premiação deste conc. é muito vaga! E acrescento: mesmo com regras, que as grandes obras sejam colocadas a nossa disposição, por baixo dos panos os privelégios continuarão acontecendo. Não sei se dá para acreditar em concurso: Um que participei na época de estudante, por razões políticas, foi constantemente manipulado por nosso coordenador. Outro, recentimente, de vancouver, um dos projetos premiados não correspondia a nada do edital, de onde era o projeto? da própria vancouver! Reclamar? Pra quem?
Ricardo Nascimento, você entendeu minha colocação às avessas…
A crítica refere-se não à importância em se criar redes e espaços públicos voltados à comunidade carioca, mas sim, à subvalorização do processo de contratação para tais projetos….
As idéias podem e devem brotar, a partir de um processo de contratação calcado na responsabilidade social. Ou será que os executores de tais projetos e obras, grandes grupos de construção transnacionais irão participar de alguma forma de concurso??? É sabido que as negociações para ver quem fica com qual obra na World Cup já começaram. Para nós, o que restou… A expropriação do trabalho a partir da criação de um concurso.
Marcus nao poderia estar mais errado. Um arquiteto deveria se interessar pela arquitetura – aquela ponte que une as pessoas aos locais que habitam. Pensar que o exito profissional so existe quando o arquiteto bate no peito em frente a sua obra faraonica e diz: Fui EU que criei isso! ao mesmo tempo que ignora o abandono e decadencia de tudo que esta em volta – não tem nada que ver com a arquitetura. Este projeto não poderia ser mais adequado ao nosso momento social e historico. Talvez ao redor dos projetos oficiais, feitos as pressas e pra gringo ver, possam brotar grandes projetos pequenos, inspirados e dedicados a todos as pessoas invisiveis da cidade. Projetos como esse tem o potencial de servir aos usuarios, adicionar um espaco de lazer a uma cidade que tanto precisa disso, e vir a ser um foco de energia positiva para as areas proximas. Deveriamos exigir mais concursos como este para aproveitar este momento de desenvolvimento e atencao mundial e beneficiar o Rio inteiro, e não so a zona sul.
É.
Se você tá afim de fazer uma caridade nessa época natalina…
E premiação mesmo. Né?
Acho um bom exercício pra quem é estudante e pode investir nisso.
Após execução dos projetos para a World Cup, sabe-se lá Deus a partir de que processo de contratação, resta-nos, aos arquitetos brasileiros participar, a cargo de esmola, de um corcuso voltado, também a cargo de esmpola,à comunidade liderança de mulheres e jovens.
Deveríamos embargar um conscurso desta natureza.