Concurso Internacional de Idéias – Centro Comunitário – Rio de Janeiro

______________________________________________________________________________________

Concurso Internacional de Idéias – Centro Comunitário – Rio de Janeiro

Open Architecture Network – Homeless World Cup

Objeto:

Projeto de centro comunitário para a liderença de mulheres e jovens, a ser construído no bairro de Santa Cruz, no Rio de Janeiro. Trata-se de um desafio proposto pela Open Architecture Network, como parte da infra-estrutura para a Homeless World Cup, que será destinada à comunidade após o evento.

Local: Santa Cruz, Rio de Janeiro – RJ

Tipo de Concurso: internacional, em uma etapa

Promoção e Organização:

Open Architecture Network

Parcerias:

Homeless World Cup

Organização Civil de Ação Social (OCAS)

Bola Pra Frente (BPF)


Quem pode participar:

Arquitetos, sem restrição de nacionalidade (pelo menos um membro da equipe deve ser fluente em português).

Cronograma:

Lançamento: 16.dezembro.2009

Inscrições até 01.janeiro.2010

Envio dos trabalhos até 16.janeiro.2010

Prêmios: Contrato para o desenvolvimento do projeto.

Para mais informações acesse aqui a página oficial do concurso.

_________________________________________________________________________________

Os interessados devem consultar diretamente a coordenação do concurso para eventuais atualizações e alterações relativas ao concurso anunciado.

8 respostas em “Concurso Internacional de Idéias – Centro Comunitário – Rio de Janeiro

  1. Não é exatamente um concurso e sim um RFQ (Request for Qualifications), ou seja, uma solicitação de propostas a partir da qual será feito um convite para contratação, a qual pode ser negociada. Não dá pra comparar com o edital de um concurso formal.

  2. inscrições abertas a partir de 16 de dezembro e encerramento em 1 de janeiro com entrega para 16 de janeiro? é isso? ou será meu english ginasiano?

  3. Curiosidades:
    1. concurso no Brasil com edital e dados apenas em ingles????
    2. solicita-se fluência em português ???
    3. somebody can help me?

  4. Opinião.: É sempre importante apontarmos as ilicitudes, a falta de regra, e os privilégios como coloca o colega Marcus e não vejo na opinião por ele colocada criticas em razão da importancia da obra. Tenho que concordar que a premiação deste conc. é muito vaga! E acrescento: mesmo com regras, que as grandes obras sejam colocadas a nossa disposição, por baixo dos panos os privelégios continuarão acontecendo. Não sei se dá para acreditar em concurso: Um que participei na época de estudante, por razões políticas, foi constantemente manipulado por nosso coordenador. Outro, recentimente, de vancouver, um dos projetos premiados não correspondia a nada do edital, de onde era o projeto? da própria vancouver! Reclamar? Pra quem?

  5. Ricardo Nascimento, você entendeu minha colocação às avessas…
    A crítica refere-se não à importância em se criar redes e espaços públicos voltados à comunidade carioca, mas sim, à subvalorização do processo de contratação para tais projetos….
    As idéias podem e devem brotar, a partir de um processo de contratação calcado na responsabilidade social. Ou será que os executores de tais projetos e obras, grandes grupos de construção transnacionais irão participar de alguma forma de concurso??? É sabido que as negociações para ver quem fica com qual obra na World Cup já começaram. Para nós, o que restou… A expropriação do trabalho a partir da criação de um concurso.

  6. Marcus nao poderia estar mais errado. Um arquiteto deveria se interessar pela arquitetura – aquela ponte que une as pessoas aos locais que habitam. Pensar que o exito profissional so existe quando o arquiteto bate no peito em frente a sua obra faraonica e diz: Fui EU que criei isso! ao mesmo tempo que ignora o abandono e decadencia de tudo que esta em volta – não tem nada que ver com a arquitetura. Este projeto não poderia ser mais adequado ao nosso momento social e historico. Talvez ao redor dos projetos oficiais, feitos as pressas e pra gringo ver, possam brotar grandes projetos pequenos, inspirados e dedicados a todos as pessoas invisiveis da cidade. Projetos como esse tem o potencial de servir aos usuarios, adicionar um espaco de lazer a uma cidade que tanto precisa disso, e vir a ser um foco de energia positiva para as areas proximas. Deveriamos exigir mais concursos como este para aproveitar este momento de desenvolvimento e atencao mundial e beneficiar o Rio inteiro, e não so a zona sul.

  7. É.
    Se você tá afim de fazer uma caridade nessa época natalina…
    E premiação mesmo. Né?
    Acho um bom exercício pra quem é estudante e pode investir nisso.

  8. Após execução dos projetos para a World Cup, sabe-se lá Deus a partir de que processo de contratação, resta-nos, aos arquitetos brasileiros participar, a cargo de esmola, de um corcuso voltado, também a cargo de esmpola,à comunidade liderança de mulheres e jovens.
    Deveríamos embargar um conscurso desta natureza.

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s