EUROPAN 10 – Inventando a Urbanidade

O EUROPAN é um concurso europeu, destinado a jovens (até 40 anos) arquitetos do continente, que vem sendo realizado desde 1989, quando foi realizada a primeira edição.

Trata-se de um conjunto simultâneo de concursos de idéias – sempre com objetivo de execução/implementação – de projetos para diversas áreas, em diversos países da comunidade européia, a partir de um tema e de um objetivo comum a todos. O regulamento e os procedimentos de julgamento são os mesmos para todos os concursos simultâneos, e os concorrentes (europeus) podem se inscrever para o desenvolvimento de projetos em qualquer um dos países. A cada edição, são apresentadas dezenas de áreas e programas em áreas urbanas de cidades européias, que são os objetos de intervenção.

Os projetos dos concorrentes devem conter os seguintes elementos básicos: (1) um projeto/reflexão estratégica sobre a problemática abordada na edição corrente, levando em conta as questões urbanas e as orientações temáticas da área escolhida; (2) um projeto arquitetônico executável, que inclua a questão do ‘habitat’ como elemento obrigatório de proposição.

As equipes premiadas são auxiliadas pelos organizadores do Europan, a fim de que seus projetos sejam efetivamente implementados pelas autoridades locais.

A cada sessão dentro de uma edição do Europan são promovidos, como parte da rotina do evento/concurso, diversos encontros entre os organizadores, as autoridades locais, os profissionais, os membros do júri e os concorrentes

O EUROPAN 10 foi lançado em janeiro de 2009 e os resultados foram anunciados em 18 de janeiro de 2010. Nesta edição houve 19 países participantes, com 62 áreas de intervenção.

O tema do EUROPAN 10 foi “Inventando a Urbanidade – regeneração, revitalização, colonização”. Em torno desse grande tema as 62 áreas de intervenção situadas nas dezenas de cidades européias foram distribuídas e agrupadas em tópicos.

Os tópicos e áreas foram agrupados da seguinte forma (para mais detalhes sobre cada tópico e suas definições acesse aqui a página do Europan 10):

Tópico 1 – Regeneração

1.a. Conversão Programática (10 áreas)

1.b. Mutação da Paisagem (6 áreas)

1.c. Transformação Social (6 áreas)

Tópico 2 – Revitalização

2.a. Acupuntura Urbana (7 áreas)

2.b. Linhas Públicas (8 áreas)

2.c. Pólos Magnéticos (8 áreas)

Tópico 3 – Colonização

3.a. Nova Comunidade (5 áreas)

3.b. Pegadas Urbanas (5 áreas)

3.c. Escalas da Sustentabilidade (7 áreas)

No total do EUROPAN 10, houve 2430 inscritos, 431 projetos pré-selecionados, 123 premiados e 85 menções (veja aqui a lista completa de premiados).

Alguns estudantes e arquitetos brasileiros participaram de equipes européias que obtiveram premiações e menções.

Apresentamos a seguir projetos enviados ao portal concursosdeprojeto.org para publicação:

__________________________________________________________________________________________________________

Área de Intervenção: LA CHAUX‐DE‐FONDS – SUIÇA

(Tópico – Colonização – Nova Comunidade)

Menção Honrosa

Arquitetos: Maïra Caldoncelli Vidal (FR 1980), Aude Lerpinière (FR 1980), Grégoire Dubreux (FR 1979), Ludovic Malbet (FR 1981)

Colaborador : Marcos Franchini De Oliveira (BR 1987)

__________________________________________________________________________________________________________

Este espaço está aberto aos autores que tenham interesse em publicar seus projetos (premiados e menções) submetidos ao Europan 10.

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s