Premiados – Museu Nacional de Belas Artes do Québec

Em junho de 2009 divulgamos o Concurso Internacional para o projeto de ampliação do Museu Nacional de Belas Artes do Québec (MNBAQ).

O concurso teve como objetivo a ampliação das instalações do MNBAQ e adequação das instalações existentes às novas demandas de exposições e atividades culturais. Segundo os promotores do concurso:

” O projeto de um novo pavilhão para o Museu deve constituir um gesto arquitetônico marcado tanto pela novidade intrínseca, quando pela abertura sobre o espaço urbano da ‘Grande Allée’, ao mesmo tempo em que por meio de sua conexão subterrânea com o complexo pré-existente, respeita o ambiente natural do Museu. (…) O projeto de um novo pavilhão para o MNBAQ traz desafios particulares, devido à complexidade do programa, e pela limitação dos investimentos. De início, o Museu deseja um gesto claramente contemporâneo, para além do caráter patrimonial de seu ambiente. No final, a arquitetura do Museu deverá se distinguir por sua ligação com os séculos XIX, XX e XXI. Essa é a imagem que sintetiza o acervo, as coleções guardadas pela instituição, que são históricas e também contemporâneas. (…) O projeto arquitetônico desejado deve representar um gesto de criação, mais do que um gesto mimético. O Museu está em busca de uma ideia forte, de um verdadeiro projeto de arquitetura, e não apenas de um projeto de construção, que se apresente pela disponibilidade de novos espaços. Existe uma complexidade real e um grande desafio, pois deve ser um projeto que concilie o gesto de criação com o respeito ao orçamento limitado e modesto para o empreendimento. (…) Enfim, a instituição deseja realizar um projeto exemplar, por meio de um exercício de transparência, com enfoque pedagógico, capaz de reunir públicos diversos, favorecendo uma plena apropriação do novo MNBAQ pelo conjunto da população. O novo pavilhão deverá projetar o Museu Nacional de Belas Artes do Québec para o futuro, oferecendo desempenhos técnicos de ponta, sob a ótica do desenvolvimento sustentável. Nesse aspecto, a certificação LEED Canada deve ser almejada.”

Após três etapas de julgamento, que se iniciou com a pré-seleção de candidaturas e que foi seguido por duas etapas de seleção de projetos, foi anunciado o vencedor: a equipe formada pelo OMA, escritório holandês dirigido por Rem Koolhas, em parceria com Provencher Roy et Associés .

Foram pré-selecionados para o concurso 15 escritórios, que apresentaram projetos para a segunda etapa de seleção. Dentre estes, destacamos a presença de um escritório brasileiro: Brasil Arquitetura (veja aqui o projeto do Brasil Arquitetura, publicado no CCC-LEAP).

_______________________________________________________________________________________________

Veja abaixo os cinco finalistas:

(clique nos links abaixo para acesso aos projetos completos, publicados no CCC – Catálogo de Concursos Canadenses, do LEAP-Université de Montréal)

OMA, Rem Koolhaas / Provencher Roy et Associés, architectes – vencedor

Barkow Leibinger Architekten / Imrey Culbert

Brière Gilbert + Associés Architectes / Nieto Sobejano Architectos

Allied Works Architecture / Fichten Soiferman et Associés Architectes

Groupe Arcop architectes / David Chipperfield architects

_______________________________________________________________________________________________

Para mais informações sobre o concurso e para acesso a todos os 15 projetos que participaram do concursovisite aqui o Catálogo de Concursos Canadenses (CCC), idealizado e gerenciado pelo Laboratório de Estudos de Arquitetura Potencial. Do Concurso para o Museu de Belas Artes, estão disponíveis para consulta 688 documentos referentes às diversas propostas apresentadas. O CCC reúne mais de 170 concursos de arquitetura, paisagismo e urbanismo, dos quais 46 se encontram documentados. São mais de 1300 projetos listados (225 documentados), mais de 9900 arquivos digitais na base de dados (90% dos quais se referem a projetos), dos quais mais de 4.000 estão disponíveis para consulta na internet.

_______________________________________________________________________________________________

Apresentamos a seguir algumas imagens do projeto do OMA + Provencher Roy et Associés para o Museu Nacional de Belas Artes do Québec (imagens gentilmente cedidas ao portal concursosdeprojeto.org , para fins de divulgação, pela equipe do LEAP-CCC):

____________________________________________________________________________________________________

Agradecemos ao LEAP pela gentil disponibilização das imagens e informações sobre o Concurso do MNBAQ, publicadas neste portal.

2 respostas em “Premiados – Museu Nacional de Belas Artes do Québec

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s