
O IAB-RJ e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro / Secretaria Municipal de Habitação assinaram, no último dia 28 de julho, convênio para apoio ao Plano Municipal de Integração dos Assentamentos Informais Precários – Morar Carioca.
O programa pretende urbanizar todas as favelas cariocas consolidadas, até março de 2020. Segundo o IAB-RJ, o programa deverá se constituir como o principal legado social da Olimpíada de 2016.
O objetivo central do convênio é a promoção de concurso público para a seleção das equipes interessadas e capacitadas à elaboração dos projetos urbanísticos e arquitetônicos necessários ao Morar Carioca. Estima-se em aproximadamente 260 projetos de urbanização para alcançar os 571 assentamentos ainda não atendidos pela urbanização.
O IAB-RJ, segundo informações publicadas na página da instituição, também apoiará a SMH na execução de ações de capacitação, promoção e publicação de estudos técnicos visando garantir a qualidade dos produtos, com a colaboração e participação de instituições acadêmicas e profissionais dedicadas à pesquisa. O prazo do convênio é de 2 anos e os primeiros editais serão divulgados nas próximas semanas. O Conselho Administrativo do IAB-RJ designou os arquitetos Luiz Fernando Janot e João Pedro Backheuser como coordenadores.
_________________________________________________________________________________
Fonte: IAB-RJ e PiniWeb

Nobre iniciativa, mas de resultado duvidoso a longo prazo. Muitas áreas ocupadas não são passíveis de serem urbanizadas, deveriam manter-se como reservas. A solução do problema social não é tão simples quanto asfaltar ruas – o planejamento deve ter mais apoio político e da sociedade carioca. É necessário que haja uma postura séria, de longo prazo, da urbanização do Rio.
Interessantes as parcerias entre a prefeitura do Rio de Janeiro e o IAB-RJ.
Ao mesmo tempo o IAB-SP assiste sentado à esse tipo de acontecimento na capital paulista: http://blogs.estadao.com.br/sonia-racy/venha-a-nos-o-vosso-reino/
Lamentável a a voz inativa que nosso Instituto continua a ter aqui.