O IAB-RJ e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro / Secretaria Municipal de Habitação assinaram, no último dia 28 de julho, convênio para apoio ao Plano Municipal de Integração dos Assentamentos Informais Precários Morar Carioca.

O programa pretende urbanizar todas as favelas cariocas consolidadas, até março de 2020. Segundo o IAB-RJ, o programa deverá se constituir como o principal legado social da Olimpíada de 2016.

O objetivo central do convênio é a promoção de concurso público para a seleção das equipes interessadas e capacitadas à elaboração dos projetos urbanísticos e arquitetônicos necessários ao Morar Carioca. Estima-se em aproximadamente 260 projetos de urbanização para alcançar os 571 assentamentos ainda não atendidos pela urbanização.

O IAB-RJ, segundo informações publicadas na página da instituição, também apoiará a SMH na execução de ações de capacitação, promoção e publicação de estudos técnicos visando garantir a qualidade dos produtos, com a colaboração e participação de instituições acadêmicas e profissionais dedicadas à pesquisa. O prazo do convênio é de 2 anos e os primeiros editais serão divulgados nas próximas semanas. O Conselho Administrativo do IAB-RJ designou os arquitetos Luiz Fernando Janot e João Pedro Backheuser como coordenadores.

_________________________________________________________________________________

Fonte: IAB-RJ e PiniWeb