Inaugurando a série “dicas de leitura”, da seção “publicações” do portal Concursos de Projeto, destacamos o recém-lançado livro escrito por Milton Braga, intitulado O Concurso de Brasília: sete projetos para uma Capital, uma co-edição da Cosac Naify, da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e do Museu da Casa Brasileira.

_________________________________________________________________________

Livro: O Concurso de Brasília: sete projetos para uma Capital

Autor: Milton Braga

Apresentação: Guilherme Wisnik

Ensaios fotográficos: Nelson Kon

Edição: Cosac Naify, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Museu da Casa Brasileira

Lançamento: Outubro, 2010

_________________________________________________________________________

Veja abaixo o resumo dos editores sobre o livro:

No ano em que se comemora o cinquentenário de Brasília, este livro investiga os antecedentes históricos, os episódios e polêmicas que marcaram sua fundação. O arquiteto paulista Milton Braga analisou os sete projetos premiados no Concurso de Brasília, ou Concurso Nacional do Plano Piloto da Nova Capital do Brasil, que ocorreu entre 1956 e 1957 e definiu a cidade como é conhecida hoje. Os selecionados foram: Lucio Costa, Boruch Milman e equipe, Rino Levi e equipe, M. M. M. Roberto e equipe, Henrique Mindlin e Giancarlo Palanti, Vilanova Artigas e equipe e Milton Ghiraldini e equipe.

Contando com farta documentação gráfica, nunca antes reunidas em livro, o autor descreve, analisa e compara os sete projetos, além de apontar as diferenças entre o plano vencedor do concurso e sua construção efetiva. A esse material somam-se importantes documentos históricos, tais como o edital do concurso, as atas do júri, o comentário crítico de alguns membros destacados da comissão julgadora, a memória descritiva de Lucio Costa em edição fac-similar, e croquis de estudo feitos por ele. Além disso, a publicação conta com um ensaio fotográfico inédito de Nelson Kon, preocupado em flagrar a cidade de Brasília mais sob a ótica do urbanismo do que das imagens celebrizadas de seus edifícios emblemáticos.
_________________________________________________________________________