Concurso Copa Arquitetura – Futebol para a oportunidade social

________________________________________________________________________________________

Concurso Copa Arquitetura – Futebol para a oportunidade social


Apresentação/Objeto:

“O futebol pode ser um dos melhores veículos para a mudança social (além de ser um esporte bem divertido). Como fãs da mudança social e da diversão, “Architecture for Humanity”, Nike e Fu.De (Futebol para o Desenvolvimento) se uniram para organizar um concurso de projeto que consiste em propor um protótipo de centro social para a liga FOS (Futebol para a Oportunidade Social), que integre futebol, educação e saúde – este é um projeto que busca promover o desenvolvimento social através do esporte, em zonas vulneráveis do subúrbio de Buenos Aires.”

Promoção e organização: Open Architecture Network e Nike Argentina

Quem pode participar: Arquitetos dos países que participam da Copa América 2011


Cronograma:

21 de março – prazo final para inscrição e entrega dos trabalhos

01 de abril – anúncio dos finalistas (vencedores nacionais)

15 de abril – anúncio dos vencedores da “Copa Arquitetura”

 

Prêmios:

1.lugar – $ 2.000 (dois mil dólares) de prêmio + $ 2.000 para acompanhamento do projeto

2.lugar – $ 1.000

Para mais informações acesse aqui a página oficial do concurso.


_________________________________________________________________________________

Os interessados devem acessar diretamente a página do concurso para eventuais consultas, atualizações e alterações relativas ao concurso anunciado.

7 respostas em “Concurso Copa Arquitetura – Futebol para a oportunidade social

  1. Sinceramente não acho que seja uma questão de ignorância. Todos têm o direito de expressar suas opiniões. Sabemos que a ‘ “Architecture for Humanity” é uma organização sem fins lucrativos’, mas, também sabemos que a Nike (parceira nesta empreitada) é uma poderosíssima multinacional; Roger Federer e Ronaldo Fenômeno, entre outros, que o digam. Infelizmente os arquitetos não produzem riqueza para esta empresa, por isso têm que trabalhar horas e horas para desenvolver um projeto.
    A proposta deste concurso é extremamente relevante, cumpre um papel social magnífico, deste fato ninguém discorda. O bairro receberá um equipamento muito importante, que será plenamente utilizado pela população, pois levará um pouco de lazer e bem-estar para as pessoas, principalmente, as crianças. É lindo! Contudo, a remuneração é realmente lamentável. Além do desenvolvimento do projeto, o arquiteto vencedor deve se disponibilizar para viajar com o objetivo de acompanhar a obra e manter contato junto à comunidade. Os fundos adicionais (+U$ 2.000) são uma possibilidade, não uma certeza, o que também não resolve muito. Ou seja, filantropia tem limites, uma vez que neste caso não estaremos simplesmente fazendo “de graça”, estaremos pagando para trabalhar.
    Finalizando, não acho justo e “humano” que o promotor de um concurso se utilize do seguinte argumento para satisfazer o ego dos arquitetos:
    “No hay obra más significativa. Además de la fama + gloria, el ganador recibirá USD $ 2.000.”
    É preciso avisar que os arquitetos que têm uma preocupação social, que desenvolvem alguns projetos sem fins lucrativos (diga-se de passagem, já fiz vários), não estão preocupados com a Fama, e sim com o bem-estar das pessoas. E para adquirir Fama, existe o BBB.

  2. Realmente esse é um concurso que deve ser encarado como uma doação. Vejo que poucos colegas podem encaixar esse tipo de atividade na rotina do escritório e arcar com todos os custos sem uma perspectiva de retorno financeiro equivalente. Porém, com certeza será uma grande satisfação ter um projeto vencedor nesse concurso. O retorno de uma vitória dessas pode representar um valor maior que os prêmios estabelecidos.

  3. Nossa, mas que ignorancia… “Architecture for Humanity” eh uma organizacao sem fins lucrativos que faz trabalhos fantasticos pelo mundo afora, gracas ao trabalho volunatario de arquitetos. Por isso o premio eh simbolico. Entao arquiteto so deve trabalhar pra ganhar dinheiro? Bom design eh so pra quem pode pagar?

  4. “COPA ARQUITETURA”!!! Se fosse um concurso em que qualquer “boleiro” chutasse a gol, provavelmente seria pago um prêmio de $ 2.000,00 por cada bola na rede, mas como é destinado a arquitetos, que levam 5 árduos anos e muitos $$$ para serem aptos a exercer a profissão tão esmerada (quem dera ter nascido com o dom do “drible”), num trabalho “técnico” e supostamente profissional que demanda dias: $ 2.000,00 de “luvas”, digo, de “prêmio”.
    Senhores, é sabido da “importância” do futebol na manutenção da alegria e do bem estar na vida do Ser Humano, mas por favor, RESPEITEM A ARQUITETURA!

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s