Concurso – Ponte e passarela em Blumenau – Menção Honrosa

Concurso Público Nacional para Ponte e Passarela em Blumenau – SC

Menção Honrosa

______________________________________________________

Memorial Descritivo – Menção Honrosa por originalidade

A construção de um símbolo para Blumenau, algo que vai marcar a paisagem para sempre.

Os blumenauenses devem a sua história a um símbolo que marcou para sempre a origem desta desenvolvida cidade. Cidade que venceu enchentes e que com sua habilidade industrial (têxtil) transformou-se em referencia para o setor nacional e internacionalmente.

Cada viga inclinada de concreto, representa, estilizadamente, as agulhas que teceram a história e produziram os recursos econômicos. Esse sucesso econômico permitiu que a cidade reergue-se após a cada enchente, reconstruindo-se e recriando-se.

Faz referência as diversas pontes da cidade, a ponte do salto, com sua cobertura, com seu túnel sobre o rio. A ponte dos arcos com os tirantes de concreto que contrastam com os arcos.

A ponte e a passarela dialogam na paisagem com as vigas inclinadas, que por vezes estão paralelas e por outras se cruzam na paisagem. A ponte terá no sistema viário uma rampa, no primeiro trecho, para atingir a cota 17,50 do cruzamento com a rua Uruguai. Isso permite maior liberdade na solução estrutural do último trecho, em que a ponte terá um apoio central e um vão de 30 metros até o tirante do eixo T. Esta rampa também levará o motorista a observar a perspectiva formada pelas grandes vigas de concreto.

Para garantir acessibilidade universal, a ponte terá 2 passarelas metálicas nas suas laterais com inclinação de 8% e com patamares a cada 12 metros. Estas duas passarelas laterais tem o mesmo acabamento de guarda-corpo metálico e piso de lajotas de concreto da passarela entre a prainha e a rua Itajaí, reforçando a relação existente, pelas vigas superiores inclinadas. A solução estrutural em pórticos com tirantes de aço e concreto que suportam o tabuleiro de vigas duplas e lajes de 2,50m x 10m.

O primeiro trecho da ponte tem sua carga distribuída nas vigas de concreto que se apoiam no berço de concreto embutido no talude da avenida Beira Rio desde a cota 11,00. A chegada das vigas a este suporte possuem distâncias iguais, sendo que a viga do eixo 1 é maior que as demais vigas para compensar o balanço sobre o talude. O bloco de concreto da fundação apoiado em estacas deverá absorver todo o momento fletor inclinado. Ele está distribuído londitudinalmente na avenida Castelo Branco, ocupando todo o corte transversal desta avenida. Neste engaste as vigas da extremidade distam 37 metros para se contrapor ao apoio único do pilar da margem esquerda, equilibrando o conjunto. Este pilar terá 2mx3,50m e deverá ser executado com concreto de alto desempenho (CAD) de 100 Mpa com aditivo super plastificante. Neste pilar se apoiará em suporte as vigas de concreto com a ancoragem ativa da protensão aderente. O topo da viga deve receber capeamento para proteção contra a corrosão dos dispositivos e cabos. O uso do concreto se apresenta como solução econômica para pontes de médio porte como esta.

O segundo trecho, que fará a concordância em curva com a rua Chile utiliza-se de vigas protendidas para vencer o vão de 30 metros até o encontro com a estrutura atirantada.

Na base da ponte propõem-se uma passarela com rampas passando por baixo do tabuleiro, na cota 11,40 para servir de passagem, mas também para implantar um memorial das enchentes, lembrando as passagens mais dramáticas de Blumenau. Este espaço será um espaço de apreciação do rio, e para ressaltar o valor do rio e o respeito a natureza que tanto colaborou para a formação da cidade.

A Passarela

Foi utilizado um sistema convencional para ponte pênsil, que tem um sistema construtivo mais econômico porém enriquecida com uma viga metálica de 3,5 metros de largura e 3 metros de altura. Esta viga terá em seu interior uma escadaria, que em um primeiro momento imaginou-se como um acesso seguro para a manutenção dos dispositivos de ancoragem dos cabos de aço mas que pode servir para completar o caminho turístico da cidade.

Este caminho, a promenade arquitetural, inicia-se na prefeitura de Blumenau, próximo ao Ribeirão da Velha e a Ponte de Ferro, perpassa a avenida beira-rio, atravessando pela nova ponte que conecta a Rua Rodolfo Freygang com a rua Chile no bairro ponta aguda.

Ao chegar na prainha o transeunte poderá atravessar a passarela até a rua Itajaí, utilizar-se do elevador que leva ao mirante do Morro do Aipim e ao restaurante Frohsin. Neste espaço pode-se admirar a paisagem do vale e o conjunto arquitetônico do centro de Blumenau. Poderá utilizar a escadaria para retornar a prainha e ao complexo de lazer que se pretende montar nesta área. A área da prainha será o grande ponto de encontro da população, com seu parque linear as margens do rio Itajaí e os equipamentos de lazer.

A passarela possui inclinação de 3% para a acessibilidade universal e utiliza-se de cabos de aço laterais estabilizadores ancorados no platô de acesso e nos pilares de apoio da viga metálica protendida de traçado reto com cordoalhas engraxadas. Esta viga recebe um revestimento em placas cimenticias para proteção à corrosão dos cabos. Esta estrutura deverá ser contraventada lateralmente e na parte inferior para evitar a flambagem local e lateral por torção.

___________________________________________________________________

Ficha Técnica:

AUTORES

Arquiteto: Fernando Anísio de Oliveira Simas

Engenheiro: Pedro Donizeti Zacarin

CO-AUTORA

Arquiteta: Adriane Nunes Ferreira

COLABORADORES

Publicitário: Anderson Luiz da Silva

Estagiário: Thiago Cerqueira Leite Moreira

___________________________________________________________________

Agradecemos aos autores pela disponibilização do projeto para publicação.


Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s