Atualizado em 31.07.2011

 

1º Lugar – Curitiba/PR

Responsável Técnico:  Emerson José Vidigal – V A Arquitetura

Co-Autores: Eron Danilo Costin, Fabio Henrique Faria, João Gabriel de M. R. Cordeiro

Colaboradores: Dario Corrêa Durce, Lucas Roni de Lacerda, Martin Kaufer Goic, Moacir Zancopé Junior

Consultores: Alessandro Filla Rosanelli

______________________________________________________________________

Memorial Descritivo – Natureza e artifício

O homem transforma o meio ambiente, interfere na natureza de modo a produzir espaços que abriguem suas atividades cotidianas.

Nesse processo, provoca mudanças, constrói objetos, pensa em artifícios inseridos no ambiente natural.

A presente intervenção sugere uma reflexão sobre a relação entre natureza e artifício.

Partindo dessa reflexão, propõe edifícios que sejam ao mesmo tempo: artefato e paisagem, cobertura e relevo, abrigo e área aberta.

Um espaço onde trabalhar signifique qualidade de vida, rodeado por espaços de lazer, pensados para o contato com o ar livre. Lugar de convívio para aprender, ensinar e se encontrar.

O território proposto como sítio de implantação do complexo de edifícios do Sistema Fecomércio-RS, insere-se num contexto geográfico em que o espaço modificado pelo ser humano encontra o ambiente natural.

Trata-se de uma região limítrofe da malha urbana, onde o município de Porto Alegre encontra com sua região metropolitana.Partindo dessa realidade, a presente proposta coloca-se como um modo de interpretar essa relação entre o meio ambiente e a cidade, entre natureza e artifício.

Partindo do princípio de que os artefatos criados pelo homem transformam a paisagem; construindo ou destruindo os objetos presentes no espaço; entende-se a possibilidade de transformar a região onde se insere o conjunto edificado, criando lugares em que os artifícios produzidos pelo homem – os edifícios – se constituam numa extensão da natureza, estabelecendo assim uma relação amigável entre as edificações e os espaços abertos.

De fato, uma intervenção do porte do Sistema Fecomércio tem o poder de renovar, induzir e qualificar seu entorno imediato. Entendendo a força dessa ideia, propõe-se que boa parte dos espaços projetados possa ser utilizada, além dos usuários e colaboradores, pela comunidade local.

______________________________________________________________________

Agradecemos aos autores pela disponibilização do material para publicação.

Anúncios