________________________________________________________________
Prêmio Soluções para Cidades 2011
A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), entidade promotora, juntamente com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento São Paulo (IAB/SP), entidade organizadora, com o apoio da Prefeitura Municipal de São Sebastião do Paraíso e do TC URBES, e participação do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de Minas Gerais, institui a presente seleção de projetos destinado a premiar 3 (três) propostas elaboradas por estudantes de graduação em Arquitetura e Urbanismo, regularmente matriculados em faculdades brasileiras, orientados por professor(a) arquiteto(a) dos quadros de suas faculdades, sobre o tema Cidades Cicláveis – Sistema cicloviário na cidade de São Sebastião do Paraíso – MG, usando sistemas construtivos à base cimento portland.
Apresentação:
“Verifica-se no planejamento urbano atual a escolha de diretrizes baseadas no incentivo dos meios não motorizados de transporte, na construção de passeios públicos acessíveis e na incorporação da bicicleta – diretrizes que em conjunto trazem benefícios diretos à qualidade de vida dos cidadãos. Novos padrões de deslocamento dos habitantes baseados em meios de transporte não motorizados são fundamentais para a construção de padrões mais elevados de qualidade de vida. A bicicleta é um elemento que potencializa esta transformação, desde que as cidades a incorporem no sistema de mobilidade urbana, proporcionando estruturas urbanas eficientes, seguras e conscientizando a sociedade através de programas que incentivem o uso. Consciente destas questões a ABCP criou o Programa Soluções para Cidades, que objetiva ser parceiro dos municípios, apoiando a efetivação de políticas e obras que resultem em melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Esta segunda edição do Prêmio Soluções para Cidades é mais uma iniciativa do Programa, que em seu projeto piloto, já realizou diversas outras atividades na Região onde se encontra o município de São Sebastião do Paraíso – MG, cidade escolhida para ser vitrine do Programa.”
Do objeto:
1. Do Objeto
1.1. Desenvolvimento de um sistema cicloviário contemplando:
1.1.a. Proposta de uma rede de circulação para ciclistas que interligue equipamentos urbanos considerados relevantes pela equipe. Não é necessário conectar todos os equipamentos, mas é indispensável justificar a escolha. (Consultar o Mapa Equipamentos Urbanos);
1.1.b. Desenho conceitual do perfil de vias cicláveis em duas ruas de diferentes dimensões na Zona Central da cidade. (consultar levantamento das ruas na pasta São Sebastião do Paraiso – Perfil Ruas);
1.1.c. Estudo Preliminar de um pólo cicloviário (usando sistemas construtivos à base cimento portland) com elementos de apoio ao ciclista, contendo:
1.1.c.1. Oficina mecânica, para reparo de bicicletas e troca de peças;
1.1.c.2. Bicicletaria, para venda de peças e equipamentos;
1.1.c.3. Bicicletas de aluguel, espaço para 20 bicicletas;
1.1.c.4. Guarda volumes, com espaço para mochila e capacete;
1.1.c.5. Sanitários, masculino e feminino (acessíveis);
1.1.c.6. Estacionamento de bicicletas, com área para 50 bicicletas;
Tipo de concurso:
aberto, nacional, em uma etapa, para estudantes.
Quem pode participar:
A seleção de trabalhos para o Prêmio Soluções para Cidades 2011 é aberta a todo estudante de graduação devidamente matriculado no segundo semestre letivo de 2011 nos Cursos de Arquitetura e Urbanismo das Universidades ou Faculdades de qualquer Estado do Brasil, orientado por professor(a) arquiteto(a) dos quadros de sua faculdade, nos termos e condições do Edital.
Cronograma:
07 de junho de 2011 – Lançamento do Edital e abertura das inscrições.
19 de agosto de 2011 – Encerramento das consultas.
22 de agosto de 2011 – Entrega dos trabalhos.
23 a 29 de agosto de 2011 – Análise dos trabalhos pela Comissão de Seleção.
02 de setembro de 2011 – Divulgação dos resultados
________________________________________________________________
Para mais informações de como se inscrever, acessar o site oficial do concurso.
Olá, achei bacana a iniciativa do concurso, um tema de extrema importância para contribuir com o desenvolvimento sustentável de uma cidade. Porém não encontrei informações sobre os benefícios para os projetos premiados.