Faculdade de Direito – Universidade de Sydney – Austrália

Como parte da seção obras construídas, apresentamos a seguir o projeto da Faculdade de Direito da Universidade de Sydney, na Austrália, do escritório FJMT. O projeto resultou de concurso internacional do qual também participaram os escritórios 3xNielsen (Dinamarca), Axel Schultes Architekten (Alemanha) em associação com Stanisic Associates, Foster and Partners (Reino Unido) / Pty Ltd Hassell, Bligh Voller Nield, Donovan Hill / GHD / Wilson Architects, e Francis-Jones Morehen Thorp.

“O projeto foi uma oportunidade para recriar a dialética arquitetônica entre cidade e campus, estendendo o domínio público e criando uma nova abertura da Universidade à comunidade com um ambiente mais aberto e acolhedor refletindo valores sociais contemporâneos e aspirações.

‘Os arquitetos projetaram uma estrutura elegante e espaçoso que não pode deixar de inspirar os nossos docentes, administradores e estudantes. Um ambiente funcional e bonito respeita aqueles que usam os espaços e motiva todos os que trabalham no edifício.’ (Professor Gillian Triggs da Faculdade de Direito)

O projeto incorpora a sustentabilidade, incluindo uma pele dupla de ventilação na fachada, com persianas de madeira controladas para ganho solar, coleta de águas pluviais entre outro recursos, o que fez com que o projeto recebesse inúmeros prêmios, incluindo prêmios para AIA Design Arquitetura, Urbanismo e Sustentabilidade.”

_____________________________________________________________

Ficha Técnica

Arquitetos: FJMT

Local: Sydney, Austrália

Cliente: Baulderstone Pty Ltd

Área de Construção: 32000m²

Ano do Projeto: 2009

Fotografias: Andrew Chung, John Gollings – FJMT

_____________________________________________________________

Fontes: archdaily.com e FJMT

3 respostas em “Faculdade de Direito – Universidade de Sydney – Austrália

  1. Em tempos de economizarmos recursos e tentarmos tornar nossas edificações mais eficientes, parece que a estratégia de fazer “blocos” de vidro para todas as orientações solares, brises bonitinhamente zoneados nas fachadas e ainda por cima interioriza-los no corpo da edificação me rouba o mínimo que posso chamar de boa arquitetura.

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s