Atualizado em 22/08/2011
O IAB-RJ divulgou hoje, em cerimônia pública, o resultado do Concurso Internacional Parque Olímpico – Rio 2016. A empresa vencedora é a AECOM, da Inglaterra, tendo o americano Bill Hanway como arquiteto responsável e em parceria com o brasileiro Daniel Gusmão. A AECOM também é responsável pelo projeto do Parque Olímpico de Londres.
Veja abaixo o vídeo da proposta vencedora:
Segundo a comissão julgadora, “o projeto vencedor se destacou, principalmente, por conta do conceito de operação, o acesso separado para atletas e público, a logística do sistema de transportes, a viabilidade de execução e um via exclusiva para estacionamento. Já no legado que o projeto deixará para a cidade, os destaques foram a preservação ambiental, a viabilidade de manutenção e a preservação da lagoa da região”.
Segundo Bill Hanway, coordenador da equipe vencedora: “O Parque Olímpico deverá ser um desenvolvimento urbano de padrão internacional, que não só promova o melhor em design, tecnologia, esporte e cultura, mas que também satisfaça necessidades urgentes e vitais intrínsecas para seus moradores, empresas e para o meio ambiente. Lançando mão da nossa experiência queremos assegurar que o investimento e a energia focada na Barra promova o maior benefício possível, a longo prazo. (…) Conciliar as necessidades de um palco para um evento esportivo mundial com a criação de uma nova estrutura urbana bem-sucedida e duradoura é um desafio que nossos três Planos Gerais Urbanísticos se propõem a superar ao resolverem às complexidades de grande e pequena escala dos Jogos, permitindo uma abordagem prática e clara na execução do projeto. Nossa proposta é um Parque Olímpico de padrão internacional abrangendo estruturas permanentes e temporárias sobre as quais uma nova rede de ruas e praças da futura cidade irá se assentar”.
O segundo lugar ficou com um escritório americano coordenado por Ron Turner, associado aos escritórios brasileiros CDC (Coutinho, Diegues e Cordeiro) e MPG (Miguel Pinto Guimarães). O terceiro lugar foi o arquiteto português Tomás Almeida Fernandes Salgado e equipe do escritório RISCO. As três menções ficaram para Camilo Cortesão dos Santos Pinto e equipe (Portugal – 1a. menção), James Grose e BVN Achitecture PL and Consultants (Austrália – 2a. menção) e Jorge Gerônimo Del Castillo de Stéfani – Alphaville Urbanismo S.A. (Brasil – 3a. menção).
De acordo com Sérgio Magalhães, Presidente do IAB-RJ e conforme foi anunciado por Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, os equipamentos que compõem o Parque serão objeto de concursos arquitetônicos específicos nos próximos meses:
“Dois cenários foram previstos: o modo Jogos Olímpicos, em que se deve assegurar as melhores condições para a realização das competições; e o modo Legado, que garante a viabilidade da implantação de novos empreendimentos de forma sustentável após as Olimpíadas. O Parque Olímpico tem uma área de 1.180.000 m² e vai abrigar disputas de 15 modalidades olímpicas e 11 paraolímpicas. Além dos equipamentos já existentes – como o Parque Aquático Maria Lenk, a Arena do Rio e o Velódromo –, o projeto prevê a implantação de equipamentos temporários (como centro de hóquei, quadras de tênis, vila dos patrocinadores), equipamentos permanentes (laboratório de ciência e esporte; pista de atletismo, pavilhão olímpico, centro de mídia e hotel, empreendimentos residenciais, comerciais e de lazer), além da preservação do sistema de áreas verdes.”
Os 58 projetos classificados serão expostos na sede do IAB-RJ até o dia 9 de setembro.
Os projetos premiados e menções serão publicados aqui no portal concursosdeprojeto.org assim que disponibilizados pelo IAB-RJ.
Veja a seguir algumas imagens preliminares da proposta vencedora:
________________________________________________________________________________________
Fonte: IAB-RJ
Que entusiasmo proporciona esta apresentação e que belas idéias!
uwau!!!
Prezado Tomas, Agradecemos pela informação e parabenizamos a equipe pela premiação.
A notícia foi atualizada, com a inclusão da referência à equipe.
att
Fabiano Sobreira
editor
concursosdeprojeto.org
O projecto classificado em 3o lugar, embora assinado por mim, é da autoria de toda a equipe do Risco (www.risco.org), que tenho a honra de liderar. Parabéns a todos! Tomas Salgado